Buscar

Quanto ao tempo, os contratos se classificam em

💡 3 Respostas

User badge image

janaina monteiro matos

Quanto ao tempo, os contratos se classificam em?

0
Dislike0
User badge image

Jú Santos

públicos e privados
0
Dislike0
User badge image

Leonardo Gomes de Aquino

VEja em https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-civil/uma-analise-poliedrica-acerca-da-classificacao-dos-contratos/

Contrato quanto ao tempo de Execução: Instantâneo ou de duração

3.11.1 Instantâneos

Compreendem as relações jurídicas contratuais cujos efeitos são produzidos de uma só vez. (ex. Contrato de compra e venda à vista)

3.11.2 Duração

Pelo menos uma das relações jurídicas de realização do contrato se dá no futuro ou de forma periódica no tempo. O contrato de duração se dá de forma deferida ou continuada (trato sucessivo): 1) Execução diferida: ocorre quando a execução é adiada para outro momento ou subordinada a termo (ex. compra e venda a prazo); 2) execução continuada: ocorre quando as prestações são cumpridas em etapas durante um período de tempo (ex. locação).

3.11.2.1 Execução diferida

De execução diferida ou retardada é aquele em que a prestação de uma das partes não se dá de uma só forma, porém a termo, não ocorrendo a extinção da obrigação enquanto não se completara prestação.

3.11.2.2 Execução Continuada

De execução sucessiva ou de trato sucessivo, ou execução continuada, como denominado no art. 478, do CC, é o contrato que sobrevive, com a persistência da obrigação, muito embora ocorram soluções periódicas, até que, pelo implemento de uma condição, ou decurso de um prazo, cessa o próprio contrato. O que a caracteriza é o fato de que os pagamentos não geram a extinção da obrigação, que renasce. A duração ou continuidade da obrigação não é simplesmente suportada pelo credor, mas é querida pelas partes contratantes. Caso típico é a locação, em que a prestação do aluguel não tem efeito liberatório, senão do débito correspondente a período determinado, decorrido ou por decorrer, porque o contrato continua até a ocorrência de uma causa extintiva. Outro é o contrato de fornecimento de mercadorias, em que o comprador paga por período, persistindo, entretanto a obrigação do vendedor, quanto a novas remessas, e do comprador quanto à liquidação respectiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image