Buscar

Explique as implicações do pressuposto das expectativas racionais para a eficácia da política de estabilização econômica.

Pressuposto das expectativas racionais

💡 5 Respostas

User badge image

Joao Luiz Pacheco

A expectativas racionais supõe que os agentes fazem o melhor uso da informação disponível, na versão fraca isso significa que os erros cometidos no passado nao sao correlacionados com os de agora e do futuro (os agentes não estão fazendo um ajustamento cego) e na versão forte eles sempre acertam o valor médio da variável que querem prever. 

Isso implica que não adianta fazer políticas de estabilização (ou de impulso à demanda agregada), porque se os preços são flexíveis, e os agentes antecipam as políticas e suas consequencias, então eles irão reagir e reformular seus próprios preços, e assim nenhum efeito "real" será observado, apenas inflação. Apenas um choque não antecipado pode funcionar por algum tempo.

No entanto se o governo consegue convencer os agentes econômicos de que haverá por exemplo uma inflação x nesse ano, ao utilizarem essa expectativa para balizar suas decisões, os próprios agentes tornam real essa previsão.

Por isso essa teoria propõe a independência dos bancos centrais e a utilização de regras e metas claras, além do comprometimento das instituições em obedecê-las. O governo deveria deixar de tentar "mexer" na economia mas apenas balizar de forma eficaz as expectativas dos agentes para fazer uma boa politica macroeconômica.

Na minha humilde opnião a teoria é uma meia verdade, alguma hipóteses são muito fortes. Mario Henrique Simonsen achava essa teoria uma besteira.

3
Dislike0
User badge image

Kaio Mendes

Bom, basicamente, as expectativas racionais estão no uso de informações passadas para a formulação de uma política econômica específica, levando em conta a política que estava em vigor na época em que as informações foram coletadas (Lucas). Assim, essas expectativas se apresentam em modelos econométricos que seguem determinados padrões, como a previsão do PIB, previsão da INFLAÇÃO etc... 

 

Portanto, como a informação não é pública muitas vezes e não possuímos um grau de racionalidade generalizado, esses modelos são utilizados por governos, bancos e instituições financeiras do mercado, lembrando que o forte dessa ideia é a sua característica matemática. 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver este problema, devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre macroeconomia II.


As expectativas racionais supõe que os agentes fazem o melhor uso da informação passada para a formulação de uma política econômica específica disponível, na versão fraca isso significa que os erros cometidos no passado não são correlacionados com os de agora e do futuro e na versão forte eles sempre acertam o valor médio da variável que querem prever, levando em conta a política que estava em vigor na época em que as informações foram coletadas. 

Portanto, como a informação não é pública muitas vezes e não possuímos um grau de racionalidade generalizado, isso implica que não adianta fazer políticas de estabilização, porque se os preços são flexíveis, e os modelos são utilizados por governos, bancos e instituições financeiras do mercado, os agentes antecipam as políticas e suas consequências, então eles irão reagir e reformular seus próprios preços, e assim nenhum efeito "real" será observado, apenas inflação.


Portanto, os agentes fazem o uso das informações passadas para a formulação de uma política econômica específica que estava em vigor, então eles sempre vão acertar e estará ciente do que prever com o valor médio. Com os preços flexíveis as políticas de estabilização não adiantaram, pois os agentes vão antecipar as consequências e a política.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais