Buscar

Discuta detalhadamente as bases físico químicas do potencial de repouso de uma célula muscular ou um neurônio

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Velasque

potencial de repouso de uma célula ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, ou seja, quando a membrana está polarizada e não há potenciais sinápticos ou qualquer outra alteração activa do potencial de membrana.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Potencial de repouso é a diferença de potencial elétrico (ddp) presentes nas faces internas e externas na membrana de um neurônio ou célula muscular que não está transmitindo impulsos nervosos. 


Essa ddp existe por conta da diferença de concentração de íons  Na+ e K+ dentro e fora da célula sendo mantida através de um mecanismo em que o sódio é obrigado a sair da célula e o potássio a entrar.


Quando um estímulo chega ao neurônio, os canais de sódio se abrem no ponto da membrana que foi estimulada. Então o íon sódio penetra através dessas aberturas na membrana poque está em maior concentração no meio celular externo.


O brusco fluxo de cargas positivas leva o potencial da membrana a mudar de negativo para positivo. Esse fenômeno chama-se despolarização e essa transição muito rápida de negativo para positivo chama-se potencial de ação


Entretanto, a membrana permanece despolarizada por milésimos de segundo pois os canais de potássio se abrem e permite a sua saída levando a repolarização da membrana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais