A maior rede de estudos do Brasil

Você concorda com o voto obrigatório? O que pensa a respeito do antagonismo entre a obrigatoriedade do voto e o Estado Democrático de Direito?

No Brasil, o art. 14, §1º, CF, dispõe que o voto e o alistamento são obrigatórios para os maiores de dezoito anos. Mas se for elaborado um projeto de emenda constitucional visando tornar o voto facultativo no Brasil,  haveria possibilidade de alteração deste dispositivo. Isso porque no art. 60, §4º, CF, que enumera as cláusulas pétreas da Constituição (dispositivo que constitui por si só uma cláusula pétrea implícita) diz que a proposta de emenda tendente a abolir o voto DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIÓDICO não será objeto de deliberação (inciso II). Portanto a obrigatoriedade do voto não constitui cláusula pétrea, a alteração tem sustentação constitucional e pode seguir normalmente o processo legislativo indicado para as emendas constitucionais: aprovação em duas votações nas duas casas do Congresso Nacional através da maioria qualificada de 3/5 dos membros de cada casa. (art. 60, §2º, CF).


14 resposta(s)

User badge image

Fernando Machado de Carvalho

Há mais de um mês

Em termos práticos, o Brasil, não está preparado para adotar o voto livre. Nossa sociedade ainda não possui pressupostos fundamentais de cidadania para que esse direito seja alcançado.

Em termos práticos, o Brasil, não está preparado para adotar o voto livre. Nossa sociedade ainda não possui pressupostos fundamentais de cidadania para que esse direito seja alcançado.

User badge image

hugo tavares da silva

Há mais de um mês

O voto facultativo melhora a qualidade do pleito eleitoral pela participação de eleitores conscientes e motivados. Representa a aplicação da liberdade de expressão, o que é um direito subjetivo do cidadão.

Para ser pleno, esse direito deve compreender tanto a possibilidade de se votar, quanto a liberdade de abster-se sem sofrer qualquer sanção do Estado.

User badge image

Bruno Ferreira Barbosa

Há mais de um mês

Concordo plenamente, que o voto seja obrigatório, porque se ele não for, ninguém vai querer votar, e se ninguém quiser votar, alguém vai escolher o(s) representante(s) do povo, e isso é muito ruim, porque pode causar uma segunda ditadura que pode ser 2 vezes pior do que a primeira (ou não né). Mas a grande questão é que, eu pessoalmente, não acredito em antagonismo entre voto e estado democrático, pois estado democrático significa que o individuo tem o direito de escolher os representantes do poder legislativo e o líder do poder executivo (direito de votar). Então quando jurarmos na nossa formatura que iremos defender o estado democrático de direito, estaremos falando basicamente que "Vamos defender o direito do cidadão de votar em seus representantes". 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes