A maior rede de estudos do Brasil

Você concorda com o voto obrigatório? O que pensa a respeito do antagonismo entre a obrigatoriedade do voto e o Estado Democrático de Direito?

No Brasil, o art. 14, §1º, CF, dispõe que o voto e o alistamento são obrigatórios para os maiores de dezoito anos. Mas se for elaborado um projeto de emenda constitucional visando tornar o voto facultativo no Brasil,  haveria possibilidade de alteração deste dispositivo. Isso porque no art. 60, §4º, CF, que enumera as cláusulas pétreas da Constituição (dispositivo que constitui por si só uma cláusula pétrea implícita) diz que a proposta de emenda tendente a abolir o voto DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIÓDICO não será objeto de deliberação (inciso II). Portanto a obrigatoriedade do voto não constitui cláusula pétrea, a alteração tem sustentação constitucional e pode seguir normalmente o processo legislativo indicado para as emendas constitucionais: aprovação em duas votações nas duas casas do Congresso Nacional através da maioria qualificada de 3/5 dos membros de cada casa. (art. 60, §2º, CF).


14 resposta(s)

User badge image

Fernando

Há mais de um mês

Em termos práticos, o Brasil, não está preparado para adotar o voto livre. Nossa sociedade ainda não possui pressupostos fundamentais de cidadania para que esse direito seja alcançado.

Em termos práticos, o Brasil, não está preparado para adotar o voto livre. Nossa sociedade ainda não possui pressupostos fundamentais de cidadania para que esse direito seja alcançado.

User badge image

hugo

Há mais de um mês

O voto facultativo melhora a qualidade do pleito eleitoral pela participação de eleitores conscientes e motivados. Representa a aplicação da liberdade de expressão, o que é um direito subjetivo do cidadão.

Para ser pleno, esse direito deve compreender tanto a possibilidade de se votar, quanto a liberdade de abster-se sem sofrer qualquer sanção do Estado.

User badge image

Walner

Há mais de um mês

Vejam esse dois comentários sobre o assunto em pauta.

Carlos Ayres Brito em um debate sobre o tema, disse: " O voto obrigatório corresponde a uma oportunidade de o povo se educar politicamente, mas, tem sido conveniente às elites”.

O Jurista Fábio Konder Comparato afirma: " O voto é um dever público. Se instituirmos o voto facultativo, contribuiremos para a indiferença popular. É muito importante o comparecimento.”

Bem, para mim, cidadão comum, esse tema deveria ser amplamente debatido para uma maior maturidade.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes