Buscar

como o id prende o ego?

💡 6 Respostas

User badge image

Adonys Barbosa Vasconcelos

Olá Maura,

O Id (insconciente) não prende o Ego (consciente). O que acontece entre essas duas intâncias psíquicas é na verdade intermediado pela Barra de Recalque, que impede que alguns conteúdos insconcientes passem à consciência. Entretanto existem alguns mecanismos aos quais o Id se manifesta a consciência, por exemplo: atos falhos, chistes, sonhos, entre outros.

Sugiro a leitura dos primeiros capítulos do livro: "O prazer de ler Freud" do autor J.-D. Nasio. Neste livro o Nasio demonstra o funcionamento psíquico de maneira bem didatica.

 

Espero ter ajudado,

Adônys.  

3
Dislike0
User badge image

Rarõ Chaves

O Id não prende o Ego. o Ego quem tem que lidar com as exigências do Id e Superego. Se o Id não sofresse a ação do recalque por parte do Ego, vc sairia satisfazendo seus desejos sem se preocupar com a moral social. Por outro lado, algo da satisfação tem que ocorrer e isso acontece graças a formação de compromisso. É como se o Ego falasse: "isso não da pra fazer, vamos achar um meio termo". Com a ação do recalque, a pulsão tenta se satisfazer com a moldura emprestada da fantasia e através de antigos circuitos libidinais, vulgo zonas erógenas (oral, anal, genital)

1
Dislike0
User badge image

ivete batista

Obrigado pela ajuda
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais