Buscar

DIREITO CIVIL

Paulo, residente em Ourinhos, onde também trabalha como médico. Possui, no entanto, uma residência de veraneio, em Bombinhas – SC, e uma casa na montanha, onde passa férias e curte feriados. Com base no texto acima e no Direito Civil brasileiro, assinale a alternativa correta. O domicílio de Paulo será Bombinhas; Paulo terá domicílio onde for encontrado; Paulo terá domicílio em Ourinhos; Paulo terá dois domicílios, e uma residência; Paulo terá 3 domicílios.  

QUAL A RESPOSTA CORRETA??


 

💡 2 Respostas

User badge image

Milena Borba

Paulo terá domicílio em Ourinhos
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O domicílio de Paulo será Ourinhos, onde mora e trabalha.

Denomina-se domicílio o local onde a pessoa natural fixa residência definitivamente ou onde trabalha, nos casos referentes à sua profissão. As residências de veraneio, montanha etc, são meras residências, não domicílios, pois ausente a intenção de morar. 

Nada impede, porem, que a pessoa possua mais de um domicílio, desde que, de fato, fixe residência neles. Ex: João mora 3x por semana em Niterói e 4x por semana no Rio de Janeiro, mas não para passeio, sim como moradia. Nesse caso, qualquer de suas residências será considerada domicílio.

De outro lado, caso a pessoa não tenha residência habitual, será considerado seu domicílio o local onde for encontrada.

Veja o que dispõe o Código Civil:

Art. 70. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

Art. 71. Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas.

Art. 72. É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

Parágrafo único. Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

Art. 73. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde for encontrada.

Art. 74. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar.

Parágrafo único. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declarações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais