Buscar

O que é comunidade Fechada?

💡 5 Respostas

User badge image

Eiderson Cabral

Uma comunidade fechada é quando se considera uma área com limites definidos, levando em consideração apenas os fatores internos que ocorrem dentro destes limites, desta forma desprezando qualquer relação que esta comunidade pode ter com seu entorno
2
Dislike0
User badge image

Rhian Vilar

Quando se entende que uma comunidade é uma unidade ecológica com fronteiras reconhecíveis e cuja a estrutura e funcionamento são reguladas pelas interações entre as espécies. Esse conceito de unidade ecológica organizada, atngiu seu extremo no conceito de comunidades como superorganismos. Ou seja, as funções das diversas espécies estão conectadas como as partes de um corpo e evoluíram tal que intensificam essa interdepêndencia. As comunidades neste caso, devem ser entidades discretas que podem ser distinguidas umas das outras, no sentido como distinguimos os indivíduos nas populações ou as diferentes espécies em uma comunidade. A defesa mais influente do ponto de vista organicista foi o ecológo vegetal americano Frederic E. Clements (1874-1945). Suas ideias tinham lgação direta com os tipos de vegetação. Ele colocou algumas fronteiras de comunidades, por exemplo, entre florestas decíduas e a pradaria do meio-oeste dos Estados Unidos, ou entre florestas de folhas largas e florestas de acículas no sul do Canadá, que são claramente definidas e respeitadas pela maioria das espécies de plantas e animais.

Isto ficou conhecido como o Conceito Holísitco de Clements,a grande importância deste pensamento provém de que as relações ecológicas e evolutivas entre as espécies intensificam as características da comunidade, tais como estabilidade do fluxo de energia e os padrões de ciclagem dos nutrientes, tornando a comunidade muito mais do que a soma de suas partes individuais.

A ecologia moderna integra do conceito holísitco muito da premissa, de que os atributos da estrutura e funcionamento da comunidade surgem das interações entre as espécies.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O conceito de comunidade fechada foi definido pelo ecólogo e botânico estadunidense, Frederic Edward Clements, em 1916, que definiu comunidade como um superorganismo, no qual as espécies são relacionadas por suas histórias evolutivas.


Assim, sabemos que Clements definiu como comunidade fechada a que funciona de maneira holística, estruturadas por interações independentes das espécies, onde a comunidade evolua como um todo integrado. Em uma comunidade fechada as relações de interdependência entre as espécies e o meio se assemelham às células e tecidos de um grande organismo. Um exemplo de uma comunidade fechada seriam os ecótonos, ou zonas de transição em regiões onde há contato de diferentes ecossistemas ou zonas limítrofes. Esses ambientes são dotados de uma diversidade maior que em locais onde não há esse contato.


Portanto, temos por comunidade fechada àquela na qual as espécies e o ambiente se estruturem e evoluam de maneira integrada, holística.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais