Buscar

Avaliação escolar e pesquisa pratica

Questão 1

Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas:

I. A prática pedagógica permite a construção inicial do futuro professor ao possibilitar o contato com as situações reais do contexto educacional.

Porque

II. O futuro professor precisa de informações e incentivo para começar a assumir sua profissão, procurando refletir e buscar explicações a respeito dos objetivos e procedimentos de ensino, que possam contribuir para sua formação como docente.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:

A

A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

B

As assertivas I e II são proposições excludentes.

C

A assertiva I apresenta ideia contraria a assertiva II.

D

As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira.

E

A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Questão 2

Leia o texto:

Durante muito tempo, o objetivo da educação estava relacionado com a transmissão de conhecimento e saberes produzidos pelo ser humano de geração para geração, ao longo de sua existência. Com o passar do tempo, a educação sofreu várias mudanças, especialmente no que se refere ao papel do professor. Analise as afirmativas abaixo sobre as causas que influenciaram as mudanças no papel do professor.

I. ( ) O crescente avanço das novas tecnologias de comunicação e informação.

II. ( ) A novas tecnologias proporcionam o surgimento de novas formas de interação entre as pessoas.

III. ( ) As tecnologia causam um equilíbrio, principalmente na área da educação.

IV. ( ) As mudanças causam um desequilíbrio na área da educação, onde os tradicionais paradigmas do ensino-aprendizagem são mais difíceis de serem modificados.

 

Agora, marque a sequência correta:

A

V, V, F, F

B

F, V, F, V

C

V, V, F, V

D

F, F, F, V

E

V, F, V, F

Leia o texto:3

 

Podemos considerar que todo material que é utilizado no processo educacional como um recurso para facilitar a aprendizagem pode ser reconhecido como material didático. Existem materiais diversificados utilizados com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno, desde os mais até os menos especializados.. Quanto mais especializado for um material utilizado para o ensino e aprendizagem, mais ele apresentará, nos seus conteúdos, em sua forma e função, as características dos sujeitos envolvidos, dos pressupostos teóricos, dos métodos adotados e da tecnologia utilizada na época.

De acordo os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, os materiais didáticos e as diferentes formas como podem ser utilizados tem uma denominação. Marque a alternativa que apresenta a esta denominação.

A

Recuso tecnológico.

B

Recurso áudio visual.

C

Tecnologia da educação.

D

Recurso educacional.

E

Tecnologia da comunicação.

Leia o texto:

Os materiais didáticos, além de ilustrar, auxilia o aluno no trabalho a ser desenvolvido, a investigar, descobrir e construir. Dessa forma, torna o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, pois propicia a oportunidade de enriquecer as experiências do aluno, aproximando-o da realidade. o crescente desenvolvimento das tecnologias, muitos materiais foram aprimorados e modernizados, visando facilitar sua utilização no contexto educacional. É preciso que a escola incorpore tais tecnologias, pois essas são importantes para a melhoria da qualidade de ensino aliada às inovações da prática pedagógica.

De acordo os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, relacione corretamente a nova classificação de recursos didáticos apresentados por Karling (1991).

( 1 ) Recursos Visuais

( 2 ) Recursos Auditivos

( 3 ) Recursos audiovisuais

( 4 ) Recursos múltiplos

 

( ) São elementos que apresentam ícones, que estabelecem através da percepção visual a exposição da mensagem a que se destina.

( ) Diferentes recursos que estimulem a visão, audição e a interação entre os participantes do processo ensino aprendizagem.

( ) Finalidade de auxiliar no processo ensino aprendizagem através do estimulo auditivo, despertando no aluno a atenção e interesse pelo assunto que está senso abordado.

(  ) Todos os recursos que estimulam a visão e/ou a audição.

 

Agora, selecione a sequência correta

A

3, 1, 4, 2

B

2, 1, 3, 4

C

1, 4, 3, 2

D

1, 4, 2, 3

E

2, 3, 4, 1

1 D 2 C 3 C 4 D

💡 1 Resposta

User badge image

viviane

1 D 2 C 3 c 4 D 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais