Buscar

resposta? AV2-AV1 Serviço Social - Seminário Interdisciplinar I

AV2- Serviço Social - Seminário Interdisciplinar I

 

1)

As políticas sociais procuram atender as demandas da população, especialmente aquela parcela da sociedade mais vulnerável e com menos possibilidades de acessar a saúde, educação, transporte, cultura e lazer, de qualidade. Analise as afirmações abaixo sobre o tema políticas sociais.

I – as políticas sociais são definidas e interpretadas a partir de uma dimensão ideológica. Uma dessas visões aponta para as políticas sociais como respostas do Estado às contradições entre classes sociais, como a disputa entre burgueses e trabalhadores.

II – as políticas sociais são definidas sempre para atender aos interesses dos trabalhadores. Pois elas estão livres de influências ideológicas, ou seja, o Estado é neutro e objetivo ao implantar políticas.

III – não podemos pensar as políticas sociais como resultado de uma ação livre e objetiva do Estado. O Estado atua atendendo tanto ao capital, atendendo aos interesses da burguesia, quanto atende às demandas do trabalhador na garantia de seus direitos. O Estado vai atuar para um ou outro lado, dependendo da disputa de poder em seu interior.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • b)

Está correta somente a afirmação II

  • c)

Esta correta somente a afirmação III.

  • d)

Estão corretas as afirmações I e III.

2)

As políticas sociais no Brasil passam a ter maior relevância após 1930 e se consolidam na Constituição Federal em 1988. As políticas sociais são orientadas a partir do texto constitucional. Considere as afirmações abaixo sobre o tema.

I – no final da década de 1980 prevaleceu uma visão neoliberal de orientação para as políticas sociais, segundo essa perspectiva os direitos sociais perdem espaço para a visão de que é preciso conter os gastos públicos.

II – no que se refere à política social de saúde brasileiro, destaca-se o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa política atende a uma ampla parcela da população, sua concepção sinaliza para uma atenção especial aos trabalhos de prevenção, com o Programa Saúde da Família.

III – podemos dizer que o Sistema Único de Saúde atende hoje à totalidade da população brasileira, sendo desnecessário maiores investimentos nessa política. Também tem-se constatado que o serviço de saúde atende com quantidade e qualidade a todos os brasileiros.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e III.

  • b)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • c)

Está correta somente a afirmação III.

  • d)

Está correta somente a afirmação II.

3)

Outra política social fundamental no Brasil é a Política de Assistência Social, consolidada pela Constituição de 1988. Antes disso a assistência não era concebida como um direito ficando a cargo das iniciativas políticas e privadas. Considere as afirmações abaixo sobre o tema.

I – destaca-se o caráter profissional e técnico da política de assistência social brasileira, sendo que essa é uma política tem prioridade política e recebe investimentos massivo por parte do Estado.

II – há avanços significativos da política de assistência nos últimos anos, com índices de pobreza sendo reduzidos, porém ainda são registrados muitos problemas, e falta uma ação mais técnico profissional, menos assistencialista e clientelista.

III – a corrente neoliberal não deu afetividade à lei, na esfera federal não se observou as deliberações das conferências, o financiamento da política foi inexpressivo, os serviços e benefícios estavam fragmentados.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • b)

Estão corretas as afirmações I e III.

  • c)

Estão corretas as afirmações II e III.

  • d)

Está correta somente a afirmação III.

4)

O assistente social atua na tentativa de atenuar ou acabar com a pauperização provocadas pelo sistema capitalista. Durante o processo histórico surgem novas formas de exclusão, sendo que o profissional precisa estar preparado para interpretar essas modificações e planejar sua atuação.Considere as afirmações abaixo sobre o tema:

I – novos problemas sociais exigem novas formas de atuação do profissional, além de um novo olhar para a realidade, assim sendo, é necessário o conhecimento da história para uma atuação mais eficaz.

II – o assistente social deve atuar nos efeitos provocados pelas desigualdades sociais, poisresolve problemas práticos.

III – o assistente social deve estar atento às causas dos problemas sociais e não só nos seus efeitos.

IV – os novos problemas sociais exigem que o Estado transfira para a sociedade civil a responsabilidade de sua resolução.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e III.

  • b)

Estão corretas as afirmações II e IV.

  • c)

Estão corretas as afirmações I e IV.

  • d)

Estão corretas as afirmações II e III.

5)

Uma crítica recorrente acerca das políticas públicas no Brasil é que elas nunca atingem a todos indistintamente, mas também são inegáveis os avanços desde a Constituição de 1988. Considere as afirmações a seguir sobre o tema:

I – para ampliação das políticas sociais há a necessidade de altos gastos públicos e ajustes fiscais em todas as esferas do governo – federal, estadual, municipal.

II – a ampliação das políticas sociais não depende do Estado, mas de cada indivíduo fazendo sua parte na sociedade.

III – falando em financiamento e gastos públicos, podemos afirmar que temos a necessidade de ampliação da proteção social para todos os brasileiros, e não somente para os mais pobres.

IV – quando falamos em políticas sociais, devemos nos referir a criação de uma rede de proteção para todos, assegurando um padrão e qualidade de vida.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I, II e III.

  • b)

Estão corretas as afirmações I, II e IV.

  • c)

Estão corretas as afirmações I, III e IV.

  • d)

Estão corretas as afirmações II, III e IV.

 

 

AV1- Serviço Social - Seminário Interdisciplinar I

 

1)

A sociedade capitalista passa por mudanças constantes, em especial no mundo do trabalho. Desde a sua consolidação, o capitalismo promoveu novas tecnologias e novas maneiras de relação entre indivíduo e sociedade, e sobre a exploração da natureza. Tendo isso em mente, considere as afirmações abaixo sobre os chamados empreendedores sociais.

I – os empreendedores sociais tem como objetivo maior, a ampliação dos lucros das empresas às quais se associam.

II – os empreendedores sociais procuram atender a uma lacuna descoberta de serviços na sociedade, tendo como principal objetivo trazer contribuições para comunidade.

III – os empreendedores sociais atuam no chamado terceiro setor, que são as organizações sem fins lucrativos e não governamentais.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • b)

Está correta a afirmação I.

  • c)

Estão corretas as afirmações I e III.

  • d)

Estão corretas as afirmações II e III.

2)

"O terceiro setor tem como principal objetivo promover a melhoria social da população que, de uma forma geral, fica marginalizada dos processos sociais, culturais, econômicos e de saúde. (TAJRA; SANTOS, 2009)." ( webaula. 1). O terceiro setor, atua, portanto, para atenuar os problemas relacionados à exclusão social. Considere as afirmações abaixo sobre o tema e

I – a exclusão social é um tema fundamental para a sociologia, o termo remete aos problemas ligados àqueles indivíduos marginalizados na sociedade.

II – a exclusão social está relacionada com o tema do empreendedorismo social, pois esse procura incluir aqueles sujeitos que estão fora da economia.

III – a exclusão social não é algo enfocado pelo empreendedorismo social, pois não se relaciona às obrigações das empresas privadas.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • b)

Estão corretas as afirmações I e III.

  • c)

Estão corretas as afirmações II e III.

  • d)

Está correta a afirmação III.

3)

Podemos afirmar que há diferenças entre o empreendedor empresarial e o empreendedor social. Considere as alternativas abaixo e assinale a que corresponde às características do empreendedor social:

Alternativas:

  • a)

O empreendedor social atua de forma individual e produz bens e serviços com o foco no mercado.

  • b)

O empreendedor social tem o foco no mercado e tem como objetivo alcançar o lucro e o desenvolvimento da empresa à qual está associado.

 

  • c)

O empreendedor social busca satisfazer as necessidades de seus clientes ampliando o alcance de seus negócios.

  • d)

O empreendedor social atua de forma coletiva, buscando soluções para problemas sociais.

4)

A história brasileira é marcada por avanços e retrocessos no que se refere às conquistas sociais. A Constituição traz temas sociais importantes que sempre encontram oposição por parte de um pensamento mais conservador. Considere as afirmações abaixo sobre o processo de garantia de conquistas sociais na história recente do país.

I – segundo as discussões da web aula 1, a década de 1990 é marcada por retrocessos em relação às conquistas coletivas, graças ao processo de diminuição da presença do Estado na sociedade.

II – o argumento conservador valoriza a maior presença do Estado na sociedade através de políticas sociais, pois assim se teria um maior controle do mercado econômico.

III – um dos argumentos para a saída do Estado é a de que a forte presença do Estado com políticas sociais geraria duas classes de cidadãos, uma protegida e outra formada por "descamisados".

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e III.

  • b)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • c)

Estão corretas as afirmações II e III.

  • d)

Está correta somente a afirmação II.

5)

O paradigma moderno trouxe uma nova ordem social para o mundo ocidental. A Modernidade tem seu início no século XVI, e nesse quadro, tiveram um papel importante os homens que desejavam conhecer novas terras e acabaram por descobrir novos continentes. Considere as afirmações abaixo sobre o período.

I – nesse momento histórico temos a reprodução dos conhecimentos produzidos pela na Idade Média, com a ênfase numa visão de mundo teocêntrica.

II – o pensamento moderno atuou junto ao processo de transformação da sociedade, com a ênfase na razão.

III – na modernidade temos a ascensão da burguesia e um novo modo de produção, portanto, temos também novas maneiras de trabalho.

IV – no mundo moderno não tivemos grandes alterações na esfera do trabalho já que a vida ainda era dividida entre servos, nobres e clérigos, ou seja, temos a reprodução do mundo social da idade média.

Alternativas:

  • a)

Estão corretas as afirmações I e II.

  • b)

Estão corretas as afirmações II e III.

  • c)

Estão corretas as afirmações I e IV.

  • d)

Estão corretas as afirmações III e IV

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Izabel Bebel

AV2

 1 - D


2 - A


3 - C


4 - C


5 – A 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais