Buscar

Qual a diferença entre desconsideração e despersonalização da pessoa jurídica?

💡 5 Respostas

User badge image

Thalita Oliveira

a desconsideração consiste em um mecanismo criado pelas doutrinas e jurisprudências para atingir o patrimônio particular dos membros da pessoa jurídica em casos de fraude e má-fé. com esse instituto, o sócio fraudulento responde com seu próprio patrimônio pelo dano que causou em nome da PJ. esse mecanismo é um recurso para coibir atos fraudulentos. ja na despersonalização, existe um grupo que, embora tenham características de pessoa jurídica, não possuem personalidade, pois lhes faltam determinados requisitos e/ou por não terem seus atos constitutivos registrados nos órgãos competentes.
5
Dislike0
User badge image

Victor Queiroz (Vitão)

“o rigor terminológico impõe diferenciar as expressões: despersonalização, que traduz a própria extinção da personalidade jurídica, e o termo desconsideração, que se refere apenas ao seu superamento episódico, em função de fraude, abuso ou desvio de finalidade.”

Palavras do Prof. Pablo Stolze Gagliano, com base no Novo Curso de Direito Civil, parte geral – São Paulo: Ed. Saraiva, 2.011, pág. 270). 


4
Dislike0
User badge image

Janaina Gabriela do Nascimento

A desconsideração da personalidade juridica que está prevista no artigo 50 do C.C, é decisão do juiz de deixar de aplicar a regra da separação patrimonial entre pessoa natural e pessoa jurídica, em virtude de ações fraudulentas em que ocorre um abuso da personalidade juridica. Assim, agindo em ma-fé, o individuo responde com seus vens particulares os danos que causou tendo usado a personalidade juridica como um "véu". A pessoa juridica continua existindo.

Já a despersonalização é a dissolução da PJ ou a cassação do seu funcionamento por irregularidades formais como a falta de registro por exemplo. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais