Buscar

Qual a importância do futuro engenheiro civil em estudar as deformações (ex. Dobras e falhas) ocorridas nas rochas? Existe alguma relação entre estas

Qual a importância do futuro engenheiro civil em estudar as deformações (ex. Dobras e falhas) ocorridas nas rochas? Existe alguma relação entre estas estruturas e a tectônica de placas? Justifique

💡 5 Respostas

User badge image

Ueber da Cunha

Existe, a A tectônica de placas e a composição da superfície rígida da Terra, onde a rocha se encaixa perfeitamente, a importância desse tipo de estudo, pode dizer muito a respeito de solo, o tipo de fundação, e enfim, onde precisa ser alterado, e como alterar, no caso de uma construção de grande escala.

1
Dislike0
User badge image

Renato Campinas

Espero ajudar:

Pela teoria da tectônica de placas, placas continentais com limites convergentes se fundem originando deformações (dobras). Por sua vez, placas continentais com limites transformantes originam falhas devido ao deslocamento lateral entre as placas. O engenheiro civil, em seu campo de atuação, deve conhecer as diversas interações a que está sujeita a crosta terrestre, afinal, é sobre ela que serão executadas as obras civis.

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A rocha, como o solo, é um material bastante distinto de outros materiais da engenharia, por isso os projetos em rochas são bastante especiais. A mecânica das rochas se desenvolveu mais lentamente que a mecânica dos solos, pelo simples fato de a rocha ser considerada mais competente que o solo e gerar menor número de problemas com fundações ou estruturas.

A mecânica, de uma forma geral, estuda a resposta de um material a uma solicitação qualquer. A mecânica das rochas tem como finalidade estudar as propriedades e o comportamento dos maciços rochosos submetidos a tensões ou variações das suas condições iniciais. Por exemplo, as rochas são um excelente material de fundação, mas podem ser fraturados e alterados. É necessário estabelecer a competência da rocha em relação a sua capacidade de suportar a carga para níveis toleráveis de deformação.

Sim, existe relação entre as rochas e a tectônica de placas. Pois as rochas ígneas podem se formar onde as placas tectônicas divergem ou convergem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais