Buscar

Aplicando os conceitos de mais-valia e mais-valia relativa, de que modo podemos julgar o avanço tecnológico da indústria para os trabalhadores?

Assunto: Karl Marx e a história da exploração do homem.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Ferreira Barbosa

Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro, almentando o que? sua tecnologia usando a 2 modos: Mais-valia, que é o lucro que se obtem com o capital que excede ao valor total dos elementos utilizados na produção, pelo trabalho humano, ficando melhor, quando o trabalhor que fabricou o protuto, o cosomem pagando um valor maior do que foi gasto para produzir; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa (Engraçado é que nessa ideia, o homem constroi o seu próprio desemprego). É essa ideia de desenvolvimento, no entanto, ela é importate para dar o desequilíbrio, que é importante, imagina só, vc sacrificar 16 anos da sua vida estudando para ganhar o mesmo que um varredor de ruas por exemplo, ninguem estudaria, mas tem um porém, tem que aver o ddesequilíbrio salarial, só não pode é ter injustiça. 

3
Dislike3
User badge image

Katielle da Silva Ribeiro

Mais-Valia é um conceito que consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador, tendo profunda relação com a exploração da burguesia, sob o proletariado.A noção de Mais-Valia absoluta é uma forma de incrementar a produção do excedente a ser apropriado pelo setor capitalista.Deste modo, ambas podem ser vistas no dia-a-dia, a primeira em fábricas chinesas, na produção de tênis e aparelhos tecnológicos por exemplo, sendo um serviço quase escravo, ressaltando essa exploração que também está vinculada ao conceito absoluto de Mais-Valia, que acaba desenvolvendo estratégias que relacionam os operadores no campo de execução.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais