Buscar

Expllique o que é regulação autócrina, parácrina e neurocrina e de exemplos de hormônios que desempenham essas funções.

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Carolina de Quintal Squarcini

 a secreção autócrina ocorre quando uma célula secreta um mensageiro químico para atuar em seus próprios receptores, como por exemplo a produção do fator de crescimento epidérmico. 

· na secreção parácrina os mensageiros químicos atuam sobre células adjacentes, sendo este um modo se ação de muitas células do sistema neuroendócrino difuso. 

· a secreção endócrina é a secreção de mensageiros químicos (hormônios) para a corrente circulatória, atuando sobre tecidos distantes. 

 

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080823162939AAFFOMj

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sinalização parácrina
Muitas vezes, as células próximas umas das outras se comunicam através da liberação de mensageiros químicos (ligantes que podem se difundir pelo espaço entre as células). Este tipo de sinalização, em que as células se comunicam em distâncias relativamente curtas, é conhecido como sinalização parácrina.
A sinalização parácrina permite que as células coordenem localmente as atividades com seus vizinhos. Embora sejam usados ​​em muitos tecidos e contextos diferentes, os sinais parácrinos são especialmente importantes durante o desenvolvimento, quando permitem que um grupo de células diga a um grupo vizinho de células qual a identidade celular a ser usada.
 O fator de crescimento fibroblástico (FCF) é um exemplo de hormônio com ação parácrina que é semelhante à atividade neurócrina.



Sinalização neurocrina
Um exemplo único de sinalização parácrina é a sinalização sináptica, na qual as células nervosas transmitem sinais. Este processo é nomeado para a sinapse, a junção entre duas células nervosas, onde ocorre a transmissão do sinal.
Quando o neurônio emissor dispara, um impulso elétrico se move rapidamente através da célula, percorrendo uma extensão longa, semelhante a uma fibra, chamada axônio. Quando o impulso alcança a sinapse, desencadeia a liberação de ligantes chamados neurotransmissores, que atravessam rapidamente o pequeno espaço entre as células nervosas. Quando os neurotransmissores chegam à célula receptora, eles se ligam a receptores e causam uma alteração química dentro da célula (geralmente, abrindo canais iônicos e alterando o potencial elétrico através da membrana).
a ocitocina é um exemplo de tal tipo de hormônio.


Sinalização autócrina
Na sinalização autócrina, uma célula sinaliza para si mesma, liberando um ligante que se liga a receptores em sua própria superfície (ou, dependendo do tipo de sinal, a receptores dentro da célula). Isso pode parecer uma coisa estranha para uma célula fazer, mas a sinalização autócrina desempenha um papel importante em muitos processos.
Por exemplo, a sinalização autócrina é importante durante o desenvolvimento, ajudando as células a assumir e reforçar suas identidades corretas. Do ponto de vista médico, a sinalização autócrina é importante no câncer e, acredita-se, desempenha um papel fundamental na metástase (a disseminação do câncer de seu local original para outras partes do corpo). Em muitos casos, um sinal pode ter efeitos autócrinos e parácrinos, ligando-se à célula emissora, bem como a outras células semelhantes na área.
a interleucina-2 é um exemplo de hormônio com dita ação.

2
Dislike0
User badge image

Gustavo Silva de Almeida

Autócrina - suas substâncias/moléculas secretadas afetam diretamente os próprios receptores, sendo responsável por amplificação de estímulos e sinais. Um exemplo são nas contrações uterinas durante o parto, as quais são intensificadas com a liberação amplificada de hormônios como a ocitocina.

Endócrina - suas substâncias/moléculas (denominadas hormônios) são enviadas via tecido sanguíneo para as células alvos. Um exemplo dessa questão é a atuação do pâncreas, o qual libera insulina na corrente sanguínea estimulando os receptores de glicose (GLUT) a permitir a entrada desse carboidrato energético na célula.

Parácrina - suas substâncias/moléculas afetam apenas células vizinhas (por difusão). Um exemplo é o acontecimento nas células endoteliais-musculatura lisa vascular, onde o óxido nítrico atua como modulador do tônus muscular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais