Buscar

Como o fármaco losartana pode pode presentar ação diurética?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Comumente, Losartana é indicado para o tratamento de hipertensão. Um dos fatores que contribuem para a hipertensão é o alto consumo de sódio, seja por meio do Cloreto de Sódio (NaCl) ou por aditivos a base de sódio em alimentos industrializados. 

Na Losartana Potássica é feita a combinação de um antagonista dos receptores de angiotensina II (losartana) e um Diurético (hidroclorotiazida).

Um pouco mais sobre o efeito diurético e o hidroclorotiazida:

Os diuréticos tiazídicos promovem uma diurese menor que a furosemida, porém, por terem um efeito que dura até 24h, a perda de sódio e água acaba sendo constante.

São os diuréticos mais indicados na hipertensão, pois além de diminuir o sódio, eles também tem ação vasodilatadora. Em pacientes com insuficiência renal avançada, os tiazídicos não funcionam. Neste caso, o melhor diurético é a furosemida, mesmo para hipertensão.

Se não houver contraindicações, os tiazídicos devem ser a primeira, ou no máximo, a segunda escolha no tratamento da hipertensão.

Os efeitos colaterais mais comuns dos tiazídicos: todos da furosemida, além de aumento da glicose e do colesterol em algumas pessoas. Os tiazídicos causam sódio baixo no sangue mais frequentemente que a furosemida, principalmente em idosos.

2
Dislike0
User badge image

Tayna Wandeur

Os bloqueadores dos receptores de Angll ligam-se ao receptor AT 1 com alta afinidade. Os BRAs inibem potentemente e de modo  eletivo a maioria dos efeitos biológicos da Angll, incluindo (1) contração do músculo liso vascular induzida pela Angll, (2) respostas pressoras rápidas, (3) respostas pressoras lentas, (4) sede, (5) liberação de vasopressina, (6) secreção de aldosterona, (7) liberação de catecolaminas pelas
glândulas suprarrenais, (8) aumento da neurotransmissão noradrenérgica, (9) aumento do tônus simpático, (10) alterações da função renal e (11) hipertrofia e hiperplasia celulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais