Buscar

Qual a substância primordial para engatilhar desenvolvimento de gônadas femininas no desenvolvimento embrionário?

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Na quinta semana de embriogênese, as gônadas são indiferenciadas e resultam da proliferação do epitélio celômico e da condensação do mesênquima subjacente, as pregas gonadais. As células germinativas, que são as precursoras das espermatogônias e ovócitos, e indispensáveis para a formação das pregas gonadais, surgem no 15º dia, sendo derivadas do ectoderma primitivo e identificadas no endoderma do saco de Yolk (saco vitelino), migrando ativamente do alantóide para as eminências gonadais até a quarta semana. Durante a migração, elas iniciam o processo de multiplicação, e na sexta semana já são 10.000. As pregas gonadais são também o único local onde as células germinativas podem sobreviver. As células somáticas são derivadas do epitélio celômico.

Esse estado indiferenciado dura cerca de 10 dias, e começa então a diferenciação em testículo ou ovário.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O início da diferenciação gonadal (ovários e testículos) se dá na 5º semana, com a formação de pequenas protuberâncias, denominadas de crista genital, que se situam medialmente ao Ducto Mesonéfrico, também chamado Ducto de Wolff. Ocorre, então, em torno da 4º a 6º semana, a migração das células germinativas (originadas do endoderma da vesícula vitelina), para próximo destas protuberâncias.

Neste momento nos fazemos uma pergunta: Como o cariótipo XX ou XY irá determinar a formação do testículo ou do ovário?

O interessante é que para formar o ovário não é necessário que nenhuma mensagem genética ocorra, o ovário irá se formar independente do cariótipo sexual. Mas para a formação do testículo é necessária a presença da mensagem do gene SRY (ligado ao cromossomo Y) para que a crista genital se diferencie em testículo. A ausência deste gen levará a formação dos ovários

 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ovário é a gônada ou órgão reprodutor feminino que produz e secreta hormônios sexuais e óvulos. Os ovários são importantes tanto do ponto de vista reprodutivo, pois produzem células germinativas femininas ou oócitos, ambos do ponto de vista endocrinológico, pois secretam hormônios.

Os hormônios produzidos pelo ovário são estrógenos, responsáveis pelo crescimento do endométrio durante a fase proliferativa do ciclo menstrual, a progesterona, que é o hormônio que impede a liberação do endométrio rico em glicogênio durante a fase secretória do ciclo menstrual e a inibina, a qual impede a secreção de FSH a partir da glândula pituitária. Com a ajuda desses hormônios, o óvulo acabará se implantando no endométrio. Quantidades insignificantes de testosterona também são produzidas no ovário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais