Buscar

De acordo com o artigo 2°

"A Personalidade civil inicia-se com o nascimento com vida, mas a lei põe a salvo o direito do nascituro desde a concepção. " Com base no artigo 2° do C.C interprete o caso a seguir: Andreia da a luz a 3 filhos, sendo eles, Marcos, Arthur e Leonardo. Durante complicações no nascimento Leonardo veio a falecer 8 minutos após o nascimento, Arthur nasceu saudável e Marcos nasceu sem vida. Neste caso quem adquiriu Personalidade civil?

💡 6 Respostas

User badge image

Jéssica Diniz

Leonardo e Arthur adquiriram personalidade, visto que nasceram com vida. Marcos não adquiriu essa personalidade, somente tinha seus direitos assegurados durante a gestação de sua mãe.

3
Dislike1
User badge image

Marcos Vinicius Pimenta

Leonardo e Arthur adquiriram personalidade.  Marcos não adquiriu essa personalidade, somente tinha seus direitos assegurados durante a gestação de sua mãe. Mas alguns doutrinadores considera que no caso do Marcos ele teria adquirido sua personalidade a partir da concepção. E se Marcos fosse um anecéfalo ele teria personalidade?

2
Dislike0
User badge image

onassis sena rodrigues

Pela teoria concepcionista, todos os três adquiriram a personalidade cilvil. Se analisarmos pela teoria natalista, que é a mais aceita, somente leonardo e arthur aquiriram a personalidade civil, pois nasceram com vida, já marcos não pois faleceu antes de nascer.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais