Buscar

É válida a cláusula em que o locatário fica obrigado ao pagamento do IPTU?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Sim, é válida entre os contratantes (locador e locatário). Ou seja, se locador e locatário convencionam que este é quem deve pagar o IPTU, então o locador pode requerer judicialmente que o locatário pague. Entretanto, essa convenção não é eficaz em relaçao ao Fisco. Para o fisco o IPTU sempre acompanhará o imóvel. Portanto o proprietário é quem tem a obrigação junto ao Fisco de pagar o imposto, restando a ele cobrar os valores pagos do locatário. O IPTU é obrigação tributária propter rem: acompanha a coisa (o imóvel). O locador não pode opor ao Fisco a convenção contratual efetuada com o locatário. Espero ter sido de ajuda.

1
Dislike0
User badge image

Mari Farias

Um contrato é celebrado pela vontade das partes, nunca deve ser uma imposição. O IPTU é um imposto ligado ao proprietário de imóvel que possui seu nome registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Se há uma onerosidade dessa natureza entre locador e locatário deverá constar expressamente no contrato. 

 

Por outro lado, segundo a lei do inquilinato, o locador (proprietário/possuidor), tem por obrigação pagar impostos e outras demandas que incidem o imóvel. É o disposto no art. 22, inciso VIII da lei 8245/91

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim. 

É cediço que, de acordo com o artigo 34 do CTN, o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, ou seja, juridicamente o responsável pelo pagamento do IPTU é o dono do imóvel. 

Porém, é possivel definir em contrato que o pagamento do IPTU seja de responsabilidade do inquilino (art. 22 da Lei do Inquilinato).

Entretanto, mesmo se o inquilino for responsável pelo pagamento, a obrigação legal continua sendo do proprietário.  Caso o locatário deixe de cumprir com o pagamento, o proprietário terá que arcar com todas as multas, encargos e juros que também serão cobrados. 

Em caso de execução fiscal, não poderá o locador alegar o contrato para ilidir sua responsabilidade pelo pagamento do que é devido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais