Buscar

Conceitue e caracterize estrutural e funcionalmente triacilglicerois e ceras

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

OLEOS E GORDURAS

 

    • Os triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster
    • São também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos
    • Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si.
    • A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente.
    • São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos.
    • Existem ainda os mono e diacilgliceróis, derivados do glicerol com 1 ou 2 AG esterificados, respectivamente. 

 

 

CERAS 

As ceras são lípidos que por hidrólise libertam 1 mol de ácido graxo de cadeia longa e 1 mol de álcool alifático de cadeia longa por mole de cera. Tal como os acilgliceróis, os ácidos graxos e os álcoois são ligados por ligações éster.

Possuem estrutura linear, o que facilita a agregação entre as moléculas, formando cadeias hidrofóbicas. Têm um alto ponto de fusão (entre 60 e 100ºC). Estas características conferem funções impermeabilizantes e estruturais às ceras.

São segregadas por diversos organismos, particularmente em situações que necessitem de resistência à evaporação de água. Por exemplo, as aves possuem glândulas que segregam ceras utilizadas para impermeabilização das suas penas. Também é conhecida a cera de abelha, utilizada por este inseto para construir os favos em colmeias, necessários para a sua reprodução.

 

fonte:

http://docentes.esalq.usp.br/luagallo/lipideos.html

 

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

As ceras são ésteres de ácidos graxos com álcoois monoídricos de cadeia longa (um grupo hidroxila). As ceras naturais são muitas vezes misturas de tais ésteres e também podem conter hidrocarbonetos. 


As ceras são amplamente distribuídas na natureza. As folhas e frutos de muitas plantas têm revestimentos cerosos, que podem protegê-los da desidratação e pequenos predadores. As penas das aves e a pele de alguns animais têm revestimentos semelhantes que servem como repelente de água. A cera de Carnuba é valorizada pela sua resistência e resistência à água.


Os Triglicerídeos são ésteres de ácidos graxos e um álcool triflicional - glicerol. As propriedades das gorduras e óleos seguem os mesmos princípios gerais já descritos para os ácidos graxos. As propriedades importantes a serem consideradas são: pontos de fusão e grau de insaturação dos ácidos graxos componentes. Como o glicerol tem três grupos funcionais de álcool, três ácidos graxos devem reagir para formar três grupos funcionais de ésteres.


Os três ácidos graxos podem ou não ser idênticos. De fato, três diferentes ácidos graxos podem estar presentes. A síntese de um triglicerídeo é outra aplicação da reação de síntese de éster. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais