Buscar

Motorista de empregador rural é considerado trabalhador rural?

Em todos os casos? temos OJ que vigoraram e já foram canceladas. O que vocês acham?

💡 2 Respostas

User badge image

Gustavo Luís De A. Cardoso

Vai depender da situação concreta. Se ele trabalhar como motorista na atividade rural sim. Se for em favor do empregador e sua família, pode ser considerado doméstico também.

1
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

Depende, o motorista poderá ser considerado empregado doméstico ou rural de acordo com a atividade que ele esteja exercendo para o empregador rural. 

O artigo 2º da Lei 5.889, afirma que empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário. A referida lei admite também que empregado rural é a pessoa que presta serviço não típicos à lavoura, como os motoristas das cargas, fiscais, etc. 

Outra possibilidade é ser qualificado como empregado doméstico. A Lei Complementar 150 de 2015 afirma que empregado doméstico é aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. Assim, se o empregado é motorista particular e presta serviços aos proprietários do imóvel rural, será tido como empregado doméstico. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais