Buscar

Um policial Militar pode impetrar um Habeas Corpus ?

curiosidade.

💡 2 Respostas

User badge image

Dri Dalzoto

O Código de Processo Penal Militar, estabelece no artigo 469: “o habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público”. No mesmo sentido estabelece o artigo 654 do Código de Processo Penal comum, utilizando as mesmas palavras.

No entanto, lei processual castrense ( Justica Militar), consta no artigo 469: “compete ao Superior Tribunal Penal Militar o conhecimento do pedido de habeas corpus”.
Assim, a competência para o julgamento de habeas corpus, na Justiça Militar, está reservada à segunda instância, ou seja, ao Superior Tribunal Militar, em detrimento das Auditorias Militares, que são os órgãos judiciais sediados em diversas cidades do país.

No entanto o pocial militar pode impetrar, mas será julgado pelo Superior Tribunal Militar.

1
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

Sim.

O Habeas Corpus é remédio colocado a disposição para qualquer pessoa que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais