Buscar

Recepção dos tipos penais do TPI no ordenamento jurídico brasileiro

Olá! Esse é o meu tema de TCC porém preciso de ajuda para encontrar material pra pesquisa! Quem puder ajudar... :D

💡 1 Resposta

User badge image

Isabella Rosa

1.Tribunal Penal Internacional – panorama geral

Atendendo as necessidades da comunidade internacional, em 17 de julho de 1998 foi criado, pelo Estatuto de Roma, o Tribunal Penal Internacional, pelos Estados que participaram da Conferência Diplomática dos Plenipotenciários das Nações Unidas para o Estabelecimento de um Tribunal Penal Internacional, que entrou em vigor em 01 de julho de 2002, primeiro dia útil do mês subsequente ao transcurso de sessenta dias da data em que o sexagésimo Estado depositou seu instrumento de ratificação, aceitação, aprovação ou adesão, conforme determinação do parágrafo 1º do artigo 121:

“O presente Estatuto entrará em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao termo de um período de 60 dias após a data do depósito do sexagésimo instrumento de ratificação, de aceitação, de aprovação ou de adesão junto do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas”.

O surgimento do Tribunal Penal Internacional ocorre, pois, no seio da contradição entre o velho soberanismo/estatismo e o novo comunitarismo/universalismo, num ambiente que não se caracteriza nem por uma insularidade nacional absoluta, nem por uma suave integração jurisdicional, em matéria de crimes internacionais: o desenho esquissado pelo seu Estatuto não pode, por isso, deixar de refletir esta oscilação de paradigmas”.

Segundo site do Tribunal Penal Internacional, atualmente são 122 países membros, sendo 34 Estados-Africanos, 18 são da Ásia-Pacífico, 18 são da Europa Oriental, 27 são de Estados da América Latina e Caribe, e 25 são de Estados europeus e de outros ocidentais.

A sede do Tribunal fica em Haia, na Holanda (Estado anfitrião) e é independente, sendo custeada por seus membros. Há possibilidade do Tribunal funcionar em outro local, sempre que se entender conveniente. Regulamenta os direitos do acusado (ne bis in idemnullum crimen sine legenulla sine lege, não retroatividade em razão da pessoa, responsabilidade individual, não aplicação para menores de 18 anos, igualdade, assistência de um advogado ou um defensor dativo, direito ao silêncio, conhecer acusação que pesa contra si, presunção de inocência e outros direitos no decurso do processo), além de procedimentos para proteção das vítimas e testemunhas.

As penas privativas de liberdade serão cumpridas em Estado, determinado pelo Tribunal, dentre aqueles que manifestarem disposição para tanto, ficando o Tribunal responsável pela supervisão da execução da pena. Tanto o Tribunal pode transferir como o condenado pode solicitar a transferência de Estado para cumprimento de sua pena. Já as penas de multas e medidas de perdas são aplicadas pelos Estados parte, nos moldes do artigo 109 do Estatuto.

Espero ter khe ajudado! 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais