Buscar

A importância da nutrição no processo de coagulação sanguinea . essa questao precisa ser de algum livro ou artigo

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Dentre as vitaminas lipossolúveis encontra-se a vitamina K, a designação vitamina K deriva da primeira letra da palavra dinamarquesa koagulation. A vitamina K encontra-se em alimentos animais e vegetais, com a maior concentração em folhas verde escura. As formas da vitamina K são:

FILOQUININA (vitamina K1) que é a forma predominante, presente em vegetais, sendo os óleos vegetais e as hortaliças suas fontes mais significativas.

DIHIDROFILOQUINONA (dK), formada durante a hidrogenação de óleos vegetais.


A vitamina K atua como co-fator para a carboxilação de resíduos específicos de ácido glutâmico para formar o ácido gama carboxiglutâmico (Gla), aminoácido presente nos fatores de coagulação (fatores II, VII, IX e X).

Quanto à coagulação sanguínea, ocorre a transformação do fibrinogênio em fibrina insolúvel com a interferência de uma enzima proteolítica (trombina), que se origina da protrombina (fator II), através de fatores dependentes da vitamina K: a pró-convertina (fator VII), o fator anti-hemofílico B (fator IX) e o fator Stuart (fator X).


Então:

As fontes nutricionais ricas em vitamina K são:

  • A farinha de aveia crua tem concentração alta de K1.
  • As frutas cítricas contêm baixos teores, tendo como exceção o kiwi, abacate, ameixa seca, figo, amora silvestre, blueberries e as uvas.
  • Quanto aos alimentos ricos em vitamina K, o grupo dos vegetais folhosos verde escuro contém a maior concentração, como, por exemplo, espinafre, brócolis e alguns tipos de alface.
  • As segundas maiores fontes de filoquinona são os óleos (óleos de soja, canola, algodão e oliva ) e gorduras derivadas de óleos vegetais como a margarina, maionese e temperos para salada.

Fonte:

1. KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo ,  v. 46, n. 6, p. 398-406,  Dec.  2006 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042006000600007&lng=en&nrm=iso>. access on  27  July  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042006000600007. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais