Buscar

20. Qual é uma das consequência das rigidez de uma constituição?

💡 3 Respostas

User badge image

Anderson Dorneles

Bem, uma consequência da Constituição rígida (que é aquela que só se altera mediante processo especial, da semirrígida e da flexível, que podem ser alteradas por processo legislativo comum) é que, ao longo de sua vigência, ela sofrerá poucas alterações; elas ocorrerão com pouca frequência devido exatamente à dificuldade e complexidade do processo que se deve utilizar para poder modificá-la. Espero ter ajudado! Bons estudos!

Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=906

4
Dislike0
User badge image

Bruna M. R.

Uma Constituição rígida possui um processo de alteração mais rigoroso que o destinado às outras leis, consequentemente é mais difícil de ser alterada. Para parte da doutrina a CF/88 é rígida, para outra parte é superrígida, pois além do processo de alteração ser mais rigoroso, possui um conjunto de matérias que não podem ser suprimidas, as cláusulas pétreas.

enquanto lei ordinária necessita de maioria simples

a lei complementar necessita de maioria absoluta

e uma emenda a contituição necessita de 3/5 dos votos em 2 turnos em ambas as casas do Congresso Nacional

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A consequência da opção do constituinte originário por uma Constituição rígida é que o processo de alteração da constituição será mais rígido e dificultoso do que o processo para alteração das normas não constitucionais.

A Constituição de 1988, por exemplo, é uma Constituição Rígida, uma vez que seu processo de alteração é mais rígido e dificultoso do que o das normas não constitucionais. A Rigidez fica clara quando da leitura do artigo 60, parágrafo 2º, em comparação com o artigo 47 e 69.

"Art. 60, § 2º. A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros".

"Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros."

"Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta."

Lembramos que a doutrina aceita que as Constituições podem ser classificadas, quanto à estabilidade, como rígida, flexível, semi-rígida ou imutável.

  • flexíveis: as que o processo de alteração da constituição é igual ao das leis comuns;
  • semirrígidas: em parte exigem um procedimento mais dificultoso e qualificado, e em parte o procedimento das leis comuns;
  • rígidas: exigem um procedimento mais dificultoso para alteração em toda a constituição;
  • imutáveis: não admitem modificação no seu texto;

Alguns doutrinadores acrescentam uma categoria, que ficaria entre as rígidas e as imutáveis, chamada super-rígida. Para esses, as super-rígidas são aquelas em que parte da constituição tem processo de alteração mais dificultoso do que as leis comuns, e em parte são imutáveis.

Alguns doutrinadores dizem que a Constituição de 1988 é super-rígida, uma vez que, além do processo mais dificultoso, possui algumas disposições inalteráveis, que são as chamadas cláusulas pétreas. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais