Buscar

Exercicios de modelagem de dados

Me encontro em dificuldade em organiza-los de acordos com seus relacionamentos.

 

Uma loja de departamento contratou você com o objetivo de apresentar uma proposta técnica de construção de um sistema baseado em computador capaz de apoiar o gerenciamento administrativo da loja. Para esta proposta construa o modelo ER capaz de atender às necessidades descritas pela administração, conforme texto base abaixo. Complete o modelo dicionarizado: 2 entidades, 2 relacionamentos e 2 atributos.

Texto Base: Nossa loja funciona com diversos departamentos que operam cada um deles com produtos variados. Um mesmo produto não pode ser vendido em mais de um departamento. Alguns departamentos já formam criados na estrutura organizacional da loja, contudo ainda não estão em funcionamento. Sendo assim, não possuem ainda produtos para venda definidos e vendedores alocado. Eventualmente um produto pode passar de um departamento para outro.

Da mesma forma como os produtos são “departamentalizados”, os vendedores da loja são distribuídos pela mesma de acordo com suas aptidões, de tal forma que um vendedor pode ser remanejado de um departamento para outro.

Cada venda efetuada recebe uma numeração própria, sendo registrada com um Registro de Vendas. Em um Registro de Venda são anotados todos os produtos vendidos naquela venda, com seus respectivos códigos e valores unitários e o valor total de cada produto vendido (subtotal), além do preço total da venda.

Um cliente, ao efetuar uma compra em um departamento, é atendido por um único vendedor. Portanto, para cada registro de venda existe somente um vendedor responsável. Caso o cliente compre em mais de um departamento, serão gerados tanto registros de venda quantos forem os departamentos diferentes nos quais o mesmo efetuou compra.

Um registro de venda gera ao seu vendedor uma comissão. O percentual de comissão é fixado de forma diferenciada por departamento.

                Periodicamente estes percentuais são alteados em função das necessidades de vendas da loja ou dos departamentos.

                As comissões calculadas entram no registro de venda para emissão mensal e anual de um relatório de vendas efetuadas e comissões pagas. As comissões são pagas aos vendedores ao final de cada mês, registrando-se em cada registro de venda que a comissão foi paga.

                Vendedores que saírem da loja aparecem na relação anual com a situação de “vendedor desligado”, embora continuem associados com dedicados ao seu último departamento.

Um vendedor pode ser chefe de um dos departamentos.

                A administração da loja quer que o sistema possa fornecer as seguintes informações:

 

1)       Relação dos vendedores da loja (nome, RG, data de admissão e nome do departamento em que está locado).

2)       Quais são os departamentos da loja (sigla e nome) e com quais produtos cada um opera.

3)       Dada a matricula de um vendedor, listar as vendas efetuadas por ele para um período entre 2 datas.

4)       A partir de um registro de vendas identificar quais produtos foram vendidos, em que quantidade, o subtotal por produto e qual o preço de venda total do Registro.

5)       Qual a quantidade existente de cada produto no estoque da loja e o respectivo preço atual de venda.

6)       Qual o departamento com maior volume de vendas por mês (em reais).

7)       Relatório mensal de vendas efetuadas e comissões pagas por departamento (com detalhes de cada venda).

8)       Dados um vendedor, identificar se o mesmo é chefe de departamento e a partir de que data ele assumiu esta chefia.

 

Cemitério Jardim Esperança

 

Contexto da tarefa: O Cemitério Jardim Esperança (CJE) quer informatizar o gerenciamento de jazigos e óbitos. Ele opera com lotes de jazigos que são vendidos para famílias ou empresas, funcionando como um seguro funeral que dá ao seu proprietário o direito de enterrar nos jazigos dos lotes adquiridos os entes falecidos da família ou da empresa. Para essa proposta construa o modelo ER capaz de atender às necessidades descritas pela administração, conforme texto base abaixo e complete o modelo dicionarizado: 2 entidades, 2 relacionamentos e 2 atributos.

Texto Base: O CJE é segmentado em quadras, cada uma com (diferentes tamanhos) e diferentes quantidades de lotes e jazigos. Cada quadra é identificada por um número e um nome de referência.  Em uma quadra podemos ter vários lotes, sendo que cada lote é identificado pelo número da quadra e um número sequencial que identifica o lote (o Lote 0102 é o lote 02 que fica na quadra 01; o Lote 2207 é o lote 07 que fica na quadra 22).

                Os lotes, após abertos, demarcados e divididos em jazigos, são vendidos. Pode ser proprietário de um lote uma pessoa física ou jurídica.  Nada impede que uma pessoa seja proprietária de mais de um lote. Contudo, cada lote é sempre vendido, de forma integral, para um único proprietário.

                A administração está abrindo novas quadras e catalogando-as, para posterior loteamento das mesmas e divisão de cada lote em jazigos e para vendas. Quando os jazigos de um lote são preenchidos totalmente, a situação do lote é dada como lote encerrado. Quando um jazigo é ocupado, o mesmo passa para a situação de jazigo ocupado.

                A administração do CJE quer obter informações diversas que estão descritas a seguir:

 

1)       Quais são as quadras existentes no CJE (número e nome), qual a metragem de cada quadra e quantos jazigos estão ocupados nesta quadra?

2)       Dado o CPF ou CGC de um proprietário, qual o nome dele e quais são os seus lotes, indicando: data de compra e situação de pagamento (quitado ou não quitado);

3)       Dada a identificação de um jazigo, saber se o mesmo está ocupado, qual o nome da pessoa enterrada no mesmo, sexo, data de óbito e data de nascimento;

4)       Dado o nome da mãe de uma pessoa, saber em qual jazigo, lote e quadra a mesma está sepultada.

💡 2 Respostas

User badge image

Álvaro Araujo

qual a resposta desse segundo?
2
Dislike0
User badge image

fake do lip

é facil

1
Dislike8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais