Buscar

Porque os neurônios não podem usar ácidos graxos?

💡 3 Respostas

User badge image

João Ribeiro

O grande problema dos ácidos graxos é que eles não atravessam a barreira hematoencefálica. Isso faz os neurônios terem alta dependência pela glicose e pelos derivados do metabolismo dos ácidos graxos, como alguns corpos cetônicos.
3
Dislike0
User badge image

Ricardo Henrique Silva Maia

Só fazendo uma complementação a resposta do João, os corpos cetônicos produzidos durante o exercício são o acetato, a acetona e o betahidroxibutirato (BHB), sendo este último o preferido no cérebro nos casos de exercício em jejum e quando está ocorrendo a gliconeogênese.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As formas de armazenamento da glicose são glicogênio, amido e sacarose. Na glicólise, há a oxidação da molécula de glicose formando o piruvato, em seguida ela é mais oxidade e passa pelo ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. A glicose pode ser utilizada também para sintetizar  outros polímeros como polissacarídeos e ajudar a formar a ribose na via das pentoses.


Há  células que precisam de uma grande quantidade de glicóse, como por exemplo os neurônios e hemácias. No caso da hemácia ela necessita da glicose porque ela não possui mitocôndria e, portanto, não é capaz de realizar fosforilação oxidativa; no caso dos neurônios, eles só utilizam glicose porque os ácidos graxos são móleculas muito grandes e por isso não são capazer de  passar pela barreira hematocefálica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais