Buscar

Resumão de Organogênese.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Organogênese é o processo de desenvolvimento no qual os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) que se diferenciam e dão origem aos órgãos internos do organismo.

Formação do Embrião

zigoto, ao se formar, sofre sucessivas mitoses, originando células que constituem a mórula. As mitoses prosseguem e as células começam a se distribuir em regiões específicas, iniciando uma diferenciação celular. À massa celular que se organiza neste instante se denomina blástula. Na espécie humana, a blástula recebe o nome de blastocisto. A blástula admite uma divisão espacial: as células periféricas constituem o trofoblasto, ligado à formação da placenta, e as células mais internas formam o embrioblasto, que dará origem ao embrião propriamente dito; além do embrioblasto, o interior da blástula possui uma cavidade, a blastocele.

Após a formação da blástula, o embrião tem seu desenvolvimento continuado com a gastrulação, processo pelo qual a blástula origina a gástrula. Na gástrula, identificam-se os folhetos ectodérmicos e mesentodérmicos, este último dará origem aos folhetos da mesoderma e endoderma. Há o surgimento de uma cavidade, formada pelo dobramento da gástrula sobre si mesma. A cavidade gastrocele, conhecida também como arquentero, possui uma abertura chamada blastóporo, ao contrário da blastocele que não possuía abertura.

Em seguida o embrião atinge a fase de nêurula. A passagem da fase de gástrula à de nêurula é denominada neurulação. Compreende a formação da mesoderma. A partir daí, a mesoderma induz a ectoderme a formar o tubo neural (também chamado de canal neural). Na nêurula, já se observa o celoma. A conclusão do desenvolvimento embrionário se dá com o processo organogenético, isto é, de formação de órgãos. Lembrando que alguns autores consideram a fase de neurulação como a primeira fase do processo de Organogênese. esse processo elabora as maneiras das células embrionarias se formarem como um todo.

Organogênese humana

Durante a organogênese, ocorrem divisões e especializações celulares. Os três processos embrionários dão origem a órgãos e estruturas do corpo do embrião, além dos anexos embrionários. Nessa perspectiva, é válido afirmar que:

Anexos Embrionários

Resultam dos folhetos parietal e visceral. O folheto parietal também é chamado de mesoderma somático, ao passo que o folheto visceral pode ser ainda denominado mesoderma esplâncnico. O mesoderma somático (ou somatopleura) origina oâmnio e o cório, estruturas que revestem externamente o embrião. Já a esplancnopleura (mesoderma esplâncnico) gera oalantóide e o saco vitelino. A placenta é um órgão de origem feto-materna que ocorre exclusivamente em mamíferos, surgindo com os marsupiais e aumento a complexidade entre os eutérios. O Ornitorrinco e a equidna, apesar de mamíferos, não possuem placenta.

 

fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Organog%C3%AAnese

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais