Buscar

O Que é a Síndrome do Impacto?

Apenas a definição.

💡 5 Respostas

User badge image

Kátia Rodrigues

Síndrome do impacto é o nome dado à patologia que pode  ocorrer no ombro ou no  quadril.

No ombro é causada pelo atrito que ocorre nos tendões que movimentam o ombro. Este atrito ocorre entre dois ossos: o úmero (braço) e o acrômio (ponta do ombro).  acetabulo e a cabeça do femur. Este atrito ocorre entre dois ossos: o úmero (braço) e o acrômio (ponta do ombro).  O impacto acontece principalmente ao deitar ou ao trabalhar com o braço elevado e/ou abduzido (aberto lateralmente). Isto ocorre porque nessas situações diminui o espaço entre o úmero e o acrômio.

O impacto repetido da articulação do quadril pode provocar a lesão do labrum e da cartilagem articular, e até evoluir para a degeneração. Algumas alterações da anatomia do quadril de origem genética podem evoluir para a lesão do labrum: a posição do acetábulo virado para trás (retroversão), mais comum em mulheres, ou a conformação da cabeça do fêmur mais ovalada, em homens.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A síndrome do impacto consiste na compressão do tendão do músculo durante os movimentos de elevação ou abdução, sendo provocada pelo atrito entre estruturas ósseas e ligamentares. A ocorrência de tal síndrome é muito comum ombro.

A síndrome do impacto do ombro acontece quando o espaço estreito entre o acrômio e o manguito rotador com a bursa subacromial se torna ainda menor e causa irritação e inflamação. De forma resumida, trata-se da compressão do tensão do músculo ao executar movimentos de elevação ou abdução.

O tratamento varia de caso para caso, porém é comum associar medicação com práticas de reabilitação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais