Buscar

História do Direito Brasileiro

De acordo com o art. 1º da Constituição de 1891, a Nação brasileira adotava como forma de governo, sob regime representativo, a República Federativa, corroborando o que estava fixado no art. 1º do Decreto nº 1 do Governo Provisório, de 15 de novembro de 1889. Assim, tomando como base a primeira Carta Constitucional Republicana brasileira, naquilo que se referia aos critérios definidores do exercício do direito de voto, é CORRETO afirmar que:
Quest.: 5
 
  A implantação da forma de governo republicana e federativa, sob regime representativo, se deu sob a égide da permanência do voto censitário e das eleições em dois níveis, tanto para o Poder Executivo, como para o Poder Legislativo.
  Extinguiu-se o critério censitário (baseado em renda) para o exercício do direito de voto quando da implantação do regime republicano, conservando-se, entretanto, o sistema de eleição em dois niveis, tanto para o Executivo, como para o Legislativo.
  A implantação do regime republicano no Brasil trouxe consigo o voto direto para a escolha do Presidente e do Vice-Presidente, mantendo-se, todavia, o critério censitário (baseado na renda) para o exercício efetivo do direito de voto, tanto para homens, como para mulheres.
  A adoção da forma de governo republicana e federativa se fez acompanhar do fim do critério censitário (baseado em renda) para o exercício do voto.
  A substituição do regime monárquico pelo regime republicano representou a adoção do sufrágio universal para todos os brasileiros e brasileiras maiores de 18 anos, independentemente de sua condição socioeconômica e cultural.

Se alguém souber e puder me ajudar :)

💡 2 Respostas

User badge image

Rony Peterson Bifon

Afirmação incorreta. As mulheres só adquiriram direito ao voto através do Código Eleitoral de 1932 e após com a Constituição de 1934.
0
Dislike0
User badge image

Andre Lima

A adoção da forma de governo republicana e federativa se fez acompanhar do fim do critério censitário (baseado em renda) para o exercício do voto.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais