Buscar

FORÚM B DA AV1 DE MARKETING PARA O TERCEIRO SETOR

PERGUNTA :                                                                                                                                   O Terceiro Setor é uma atividade mantida por organizações sem fins lucrativos de interesse público, que têm por objetivo gerar serviços de carácter público, constituindo-se um parceiro privilegiado da governabilidade, estimular e assegurar a prática da cidadania. Em razão disso, identifique, no ambiente em que você atua, um setor de serviço público que deveria ser complementado por uma organização do Terceiro Setor a fim de gerar qualidade de vida para a população e tente elaborar em suas grandes linhas um roteiro para esse Projeto.

RESPOSTA :

No momento não estou trabalhando mais posso citar a empresa onde eu trabalhei  a Livraria Nobel .

A rede de franquias da Livraria Nobel e seus  fornecedores poderiam trabalhar juntas em uma parceria  de apoio com  campanhas  nos canais de comunicação , onde parte de suas vendas de livros  fossem destinadas a compra de matériais didáticos para as escolas carentes  , logo  o cliente que além de estar levando o livro , estaria também  apoiando a uma  causa , o incentivo a leitura  , cultura e o conhecimento . 

INVESTIR EM EDUCAÇÃO É INVESTIR NO FUTURO

OUTRAS POSTAGENS NO MESMO FORUM .

Estou citando 2 programas sociais da fundação Itaú são eles:

Escrevendo o Futuro

Criado em 2002 pela fundação Itaú  Social e o Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação , Cultura e Ação Comunitária , com o objetivo de contribuir para a melhoria  da leitura e escrita  de estudantes de escolas públicas  brasileiras, o Programa  Escrevendo  o Futuro  transformou-se  em Política pública  em 2008, por meio  da parceria  com o Ministério  da Educação  e a realização  da Olimpíada  de língua  Portuguesa  Escrevendo o Futuro .

Realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores , além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio , a Olimpíada de Lingua  Portuguesa Escrevendo o  Futuro  , desenvolvida  em parceria com o Ministério da Educação .

Também são  parceiros do programa na execução das ações o Conselho  Nacional dos Secretários de Educação , a União Nacional  dos Dirigentes Municipais de Educação  e o Canal Futura .

As ações do Programa  estão reunidas  aqui no Portal Escrevendo o Futuro, um ambiente de formação a distância para educadores , que promove interação entre os usuários , disponibiliza materiais , metodologias , noticias e divulga as ações  do programa . Educadores de todo o  pais envolvidos no ensino da  Lingua Portuguesa  encontram aqui subsidios  para aprimorar o conhecimento , inovar suas estratégias de ensino , inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos  e desafios vivenciados na prática .

 Comunidade, Presente! 

O programa oferece apoio financeiro pontual a organizações sociais que desenvolvam projetos em educação – voltados à contribuição para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens – ou em saúde pública – para a aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalares que ofereçam atendimento gratuito. O Programa tem como diferencial o engajamento dos colaboradores das agências que, pela familiaridade e pelo conhecimento das demandas de suas regiões, indicam projetos para receber apoio financeiro.

São apoiados pedidos de aquisição de equipamentos e materiais permanentes e, no caso de organizações que possuam sede própria, pequenas reformas. O programa não contempla pedidos de custeio da própria organização ou de execução de projetos, tais como despesas com recursos humanos, transporte e alimentação.

 

Projeto social Mais eu (Lojas Renner)

A Campanha Mais Eu foi criada em 2008 com o intuito de mobilizar a sociedade para a causa da mulher.

Anualmente, durante 4 dias após o Dia dos Pais, 5% da venda líquida, isenta de impostos, é repassada ao Instituto Lojas Renner para o investimento em projetos de capacitação profissional e geração de emprego e renda para mulheres.

Os valores arrecadados são investidos no ano seguinte, em projetos selecionados a partir do Edital Mais Eu, lançado no primeiro trimestre do ano. Os projetos inscritos são submetidos à uma comissão de avaliação responsável por verificar, além dos critérios pré-estabelecidos, a sua consistência, a coerência entre objetivos e ações, o planejamento orçamentário e as condições estruturais e de capital humano para a condução dos projetos.

Os recursos da Campanha Mais Eu também são investidos em dois outros Programas do Instituto: Escola de Costura eEscola de Varejo.

O Programa Escola de Costura acontece nos locais em que a Renner possui fornecedores de produtos têxteis de revenda, com o objetivo de capacitar mulheres em costura industrial. O Programa é realizado por meio de parcerias com esses fornecedores e com organizações sociais e municipais.

Ao final da capacitação, as mulheres beneficiadas podem ser contratadas tanto pelo fornecedor local, como serem inseridas no mercado de trabalho, em empreendimentos próprios ou em outras empresas do ramo.

O Programa Escola de Varejo, por sua vez, é voltado à profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho, e é executado em diversas localidades no Brasil, por organizações parceiras, com foco em logística e atendimento ao cliente.

Em sete edições, já foram arrecadados pela Campanha Mais Eu mais de R$ 8,1 milhões, que foram aplicados em 155 projetos em todas as regiões do país, beneficiando mais de 10 mil mulheres.

portal.lojasrenner.com.br/renner/responsabilidade

 
 
RESPOSTA DO PROFESSOR PARA A PRIMEIRA POSTAGEM 
 
18 de maio 2016 às 15:31:20

Luciene, tranquilo?

demorei para te responder (e se vc viu eu fui inclusive respondendo outros colegas na frente... vi, inclusive que vc já postou mais dois exemplos) a fim de ver como eu me posicionaria frente ao seu exemplo...

por varios motivos.... pq eu gostei dele.... pq vi um exemplo em que a pratica era relacionada à atividade fim da empresa (livro, informação, conhecimento)... pq vi uma iniciativa de transformação real e não apenas apoio... pq vi uma causa e um slogan comercial competentes... e uma prática social com forte apelo societal e comercial.... e acima de tudo pq não vejo a Nobel exercitando isto publicamente ou comercialmente e não consigo perceber ou enxergar pq não....

por todas as variáveis que eu relacionei, vc já deve imaginar que eu considero a sua postagem um excelente trabalho de percepção e emprego do seu conhecimento... simples e completamente viável e útil. parabéns!!!!!! mesmo! esse é o caminho!

 
RESPOSTA PARA A SEGUNDA POSTAGEM
 
18 de maio 2016 às 15:32:43

Bacana Luciene! Excelente pesquisa.

Bons exemplos, boas iniciativas!

Muito boa contribuição à nossa disciplina e ao grupo!

 

RESPOSTA PARA A TERCEIRA POSTAGEM 

 

18 de maio 2016 às 15:35:37

Luciene, mais uma boa pesquisa sua e uma boa contribuição ao grupo.

Um detalhe importante destes exemplos é que eles se aproximam do que comentei em relação ä iniciativa da Nobel.... forte alinhamento com a atifvidade fim da empresa.... ou seja... promove capacitação e desenvolvimento aliados ao negócio da instituição. um belo exemplo de prática social aliada ao marketing.

boa!

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Srta Araujo

No momento não estou trabalhando mais posso citar a empresa onde eu trabalhei  a Livraria Nobel .

A rede de franquias da Livraria Nobel e seus  fornecedores poderiam trabalhar juntas em uma parceria  de apoio com  campanhas  nos canais de comunicação , onde parte de suas vendas de livros  fossem destinadas a compra de matériais didáticos para as escolas carentes  , logo  o cliente que além de estar levando o livro , estaria também  apoiando a uma  causa , o incentivo a leitura  , cultura e o conhecimento . 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais