Buscar

Caráter de Ligações Químicas

Eu gostaria de saber por que uma ligação química não pode ser considerada 100% iônica ou 100% covalente, e o que isso tem haver com a polaridade e a eletronegatividade?

💡 2 Respostas

User badge image

Manuela Torres

Vamos ao que mais rola nas aulas:

- Ligação iônica ocorre entre metal e ametal.

- Ligação covalente ocorre entre ametal e ametal ou ametal e hidrogênio.

Quando o professor coloca isso no quadro não é uma regra geral! Parece até clichê mas " para toda regra existem exceção". Isso é apenas uma tendência para que ocorra ambos os tipos de ligação.

Agora vamos ao exemplo: AlCl3!

Ora, o Al é metal e o Cl ametal, ligação iônica na certa! NÃO!!! Esse composto tem uma forte tendência a se formar por ligação covalente devido a eletronegatividade!

A eletronegatividade do Al = 1,5 ; Cl = 3,0

Subtraindo 3,0 - 1,5 temos uma valor = 1,5

Quando temos um valor < ou = a 1,5 o composto tende a se ligar PREFERENCIALMENTE por ligação covalente! Não que ele não possa fazer ligação iônica.

Se o valor da diferença de eletronegatividade der acima de 1,5 o composto tende a se ligar por ligação iônica!

OBS: Esses valores de eletronegatividades são tabelados!

Quanto a polaridade, as ligações iônicas são polares pois existem o cátion e o ânion, que respectivamente perdem e ganham elétrons formando um polo positivo e outro negativo!

Já nas ligações covalente a existência de pólos está associada à deformação da nuvem eletrônica e depende da diferença de eletronegatividade entre os elementos. Quando a ligação covalente ocorre entre átomos de mesma eletronegatividade, não ocorre distorção da nuvem eletrônica, ou seja, não ocorre formação de pólos. Assim, essas ligações são denominadas apolares. No exemplo do AlCl3  a ligação covalente ocorre entre átomos de eletronegatividades diferentes, ocorre deformação da nuvem eletrônica em decorrência do acúmulo de carga negativa (–δ) em torno do elemento de maior eletronegatividade. Essas ligações são denominadas polares.

OBS: Quanto maior for a diferença de eletronegatividade, maior será a polarização da ligação.

Espero ter ajudado

4
Dislike0
User badge image

Henrique Oliveira

Muito obrigado :D

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A ligação não pode ser 100% ionica ou covalente devido ao efeito da eletronegatividade. A eletronegatividade é a capacidade de um átomo de atrair para si um par de elétrons compartilhado com outro átomo em uma ligação química.

Elementos que diferem grandemente na eletronegatividade tendem a formar compostos iônicos , compostos de unidades carregadas positivamente e negativamente chamadas íons; aqueles que diferem moderadamente na eletronegatividade formam compostos polares covalentes, nos quais os átomos são mantidos juntos por ligações químicas, mas que mostram algum grau de ionização, enquanto aqueles elementos com eletronegatividades aproximadamente iguais formam compostos não-polares, que mostram pouca separação de carga.

Um exemplo que podemos dar é o HF que mesmo tendo ligação covalente, não pode ser 100 devido ao Fluor que não tem capacidade de atrair os pares de elétrons.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais