Buscar

Quais as diferenças morfológicas e fisiológicas entre neutrófilos e eosinófilos.

💡 2 Respostas

User badge image

Alzenice Santos

NEUTRÒFILOS: TEM FUNÇÂO  DE FAGOCITOSE E DEFESA IMUNO CELULAR CONTRA BACTÈRIAS.

EOSINÒFILOS: FUNÇÂO DE DEFESA CONTRA PARASITOSES.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 Os neutrófilos e eosinófilos são dois tipos de leucócitos (glóbulos brancos). Ambos estão relacionados com processo de defesa do organismo, entretanto, apresentam funções e características diferentes.


Os leucócitos podem ser divididos em agranulócitos e granulócitos. Os leucócitos granulócitos são os basófilos, neutrófilos e eosinófilos.

  • Neutrófilos: possuem formato arredondado, diâmetro entre 12-15 μm e núcleos multilobados formados por dois a cinco lóbulos ligados entre si por pontes de cromatina. A função principal dos neutrófilos é realizar fagocitose e inicia-se com o neutrófilo se fixando à partícula que será fagocitada, emitindo pseudópodes que se encontrarão do outro lado da partícula, formando uma espécie de câmara. Em seguida essa câmara se invagina para a cavidade citoplasmática formando um fagossoma. Após a formação do fagossoma, a partícula englobada será digerida pela ação de lisossomos.
     
  • Eosinófilos:  possuem diâmetro de cerca 10-15 μm, seu núcleo normalmente apresenta dois lobúlos e apresenta cromatina condensada enquanto seu citoplasma possui retículo endoplasmático, mitocôndrias e complexo de Golgi pouco desenvolvidos. O citoplasma dos eosinófilos tem grande quantidade de grânulos que liberam enzimas que atuam no processo alérgico. Os eosinófilos são fagócitos fracos, também apresentam quimiotaxia, mas não são tão eficientes quanto os macrófagos em realizar fagocitose, entretanto, são importantes em infecções parasitárias.

As diferenças morfológicas entre neutrófilos e eosinófilos é a quantidade de lóbulos do núcleo e a quantidade e tamanho dos grânulos presentes no citoplasma. Já em relação à fisiologia, os neutrófilos estão relacionadas com fagocitose de partículas estranhas, por exemplo, bactérias, enquanto os eosinófilos estão associados à infecções parasitárias e reações alérgicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais