Buscar

Caracterize filamentos finos e grossos e explique a sua importância no processo de contração muscular.

💡 3 Respostas

User badge image

Laíse Soares

Os filamentos de actina e miosina apresentam uma alta afinidade eletrônica, estabelecendo ligações estáveis, o que recebe o nome de ponte cruzada. Ambos os filamentos se organizam de tal forma que os finos podem se deslizar sobre os grossos, encurtando as miofibrilas, o que leva à contração das células musculares. Todo esse processo ocorre em presença de ATP, que tem sua hidrólise catalisada pela miosina, liberando a energia necessária ao trabalho muscular.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Filamentos finos é constituído pela Actina, Troponina e Tropomiosina. Para que ocorra a contração muscular a fenda sináptica da fibra do musculo recebe um hormônio provocando uma mudança na voltagem da fibra.

Filamentos grossos é constituído pela miosina que classifica como proteína motora, convertendo energia química em energia mecânica, muito útil no mecanismo de contração muscular. Apresentam também cadeias que formam duas cabeças, que possuem um fixador de actina que é necessário para o mecanismo de contração muscular.

Ambos filamentos se arranjam de forma que os filamentos finos se deslizam sobre os filamentos grossos, levando a contração das células musculares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais