Buscar

A vitamina A ou retinol.

A vitamina A, ou retinol - como também é conhecida, é uma molécula de natureza lipídica derivada principalmente dos pigmentos vegetais, como o beta caroteno encontrado na cenoura e no tomate; funcionando como um receptor de luz no olho. Assim, pacientes com carência desta vitamina podem apresentar cegueira noturna. Em contrapartida, a vitamina D, um derivado esteróide, é importante para absorção de cálcio pelo intestino delgado. Consequentemente, pacientes com déficit de vitamina D podem desenvolver raquitismo. Entretanto, embora estas duas moléculas exerçam funções fisiológicas diferentes, a natureza lipídica de ambas faz com que estas:

💡 3 Respostas

User badge image

Marcia Wanessa

sejam solúveis em água, podendo consequentemente se acumular no tecido adiposo por muito tempo
0
Dislike0
User badge image

Fernanda Rodrigues

Possuam em sua composição ácidos graxos se comportando como moléculas anfipáticas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A vitamina A  é importante para vários processos biológicos pois está relacionada com vários processos no nosso organismo como na visão, no sistema imunológico, na reprodução e na manutenção da integridade da pele. Sua falta leva a várias doenças como a xeroftalmia, conhecida também como olho seco ou cegueira noturna. 


Vitamina D  é a única vitamina  produzida pelo nosso próprio corpo, sendo sintetizada também pelo sol.  Alguns estudos tratam essa vitamina como hormônio. Ela é fundamental para a absorção de cálcio. 
 


Ambas essas vitaminas são lipossolúveis ou  seja, a natureza lipídica de ambas faz com que estas se dissolvem no meio lipídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais