Buscar

Como as proteínas podem se inserir na membrana?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

As proteínas integrais (esquema a seguir) encontram-se embutidas nas membranas, interagindo fortemente com as porções hidrofóbicas dos lipídios. Elas requerem tratamentos drásticos para serem isoladas, exigindo a presença de detergente, como dodecilsulfato de sódio (SDS), ou solventes especiais, para que se desliguem das membranas. Habitualmente, são insolúveis em soluções aquosas e representam 70 a 80% do total proteico da membrana, nos quais se incluem, entre outras, a maioria das enzimas das membranas, antígenos, proteínas transportadoras e receptoras para hormônios e drogas. O estudo dessas proteínas, de diferentes membranas, tem mostrado uma elevada variação no que concerne ao peso molecular. Elas podem estar ligadas a hidratos de carbono, formando glicoproteínas, que aparecem na superfície externa da plasmalema como componentes do glicocálice (glicocálix).

 

Algumas proteínas integrais se estendem da zona hidrofóbica da dupla camada lipídica até uma das faces da membrana, de onde emergem. Outras, denominadas proteínas transmembrana (figura abaixo), atravessam completamente a bicamada lipídica e participam do transporte de íons (proteínas de canal); da comunicação de sinais entre os espaços extra e intracelulares (proteínas receptoras); das interações intercelulares e de atividades enzimáticas. Assim sendo, as proteínas integrais podem, ou não, atravessar totalmente a membrana, como mostra o esquema anterior.

 

O glicocálice (figura a seguir) é uma camada de hidratos de carbono ligados, principalmente, a proteínas, sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, constituindo glicoproteínas, ou a lipídios, formando glicolipídios, constantemente renovada, presente na superfície externa da membrana plasmática. Essa distribuição das moléculas de glicoproteínas e glicolipídios na superfície externa das células, e nunca na face citoplasmática, bem como a concentração das proteínas periféricas na face citoplasmática, onde algumas se encontram ligadas a filamentos do citoesqueleto, faz com que a plasmalema seja assimétrica. O glicocálice representa, desse modo, uma projeção da parte mais externa da membrana plasmática, com algumas moléculas adsorvidas. Embora pertençam à mesma classe de compostos químicos, os componentes do glicocálix não são iguais em todas as células, tornando-o responsável pelo que se poderia chamar de “identidade celular”. Entre as funções do glicocálix, destacamos: (a) proteção contra agressões físicas e químicas do ambiente; (b) malha de retenção de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada célula e (c) reconhecimento molecular, promovendo, em última análise, a adesão ou a rejeição entre as células.

 

Algumas proteínas transmembrana atravessam a membrana uma única vez, são as proteínas transmembrana de passagem única ou unipasso (figura abaixo). Outras se apresentam longa e dobrada, atravessando a membrana várias vezes, sendo nesse caso denominadas proteínas transmembrana de passagem múltipla ou multipasso. A porção da proteína que atravessa a membrana é, via de regra, a região hidrofóbica, enquanto as regiões hidrofílicas ficam expostas para o meio aquoso em ambos os lados da membrana. As partes externas dessas proteínas atuam como antena para sinais moleculares que se aproximam, e as internas desencadeiam respostas da célula a esses sinais. A face da membrana voltada para o meio extracelular é ricamente glicosada, formando o glicocálix, já referido.

 

fonte:

https://djalmasantos.wordpress.com/2015/09/05/proteinas-da-membrana/

 

 

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais