Buscar

como eu calculo a aceleração angular, linear e tangencial???

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Afonso

Aceleração angular ► Analogamente a aceleração linear, a aceleração angular média é dada  pela velocidade angular/ variação de tempo. Se quiser saber apenas a aceleração angular instantanea, a fórmula é a mesma, porém com a varição de tempo tendendo a 0.

Acaleração linear ► Dada pela velocidade linear/variação de tempo. Se quiser saber a aceleração linar instantanea, a fórmula é a mesma, porém com o tempo tendendo a 0.

Aceleração tangencial ► A aceleração tangencial está relacionada com as variações de intensidade da velocidade vetorial. Nos movimentos variados, a aceleração tangencial não é nula; já nos movimentos uniformes, a aceleração tangencial é nula. Nos movimentos circulares e variados, a aceleração tangencial é tangente a trajetória descrita pelo corpo, e nos movimentos retilíneos e variados a resultante total é a tangencial.

Note que quando digo que nos movimentos retilíneos a resultante total é a tangencial, me refiro a ausencia da componente centrípeta, que permite a ocorrencia de movimentos circulares. Assim, nos movimentos circulares e variados, a resultante total admite duas componentes: a tangencial e a centrípeta.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Podemos dizer que movimentos circulares de pontos materiais são incomuns, mas podemos observar diversos exemplos de corpos descrevendo trajetórias circulares. Sendo assim, também podemos considerar o movimento circular como um dos mais importantes, já que diversas máquinas funcionam com base nesse tipo de movimento, por exemplo, os motores, rodas, engrenagens etc.

Supondo que o trajeto que o ponto A percorre durante uma volta completa seja (D), matematicamente temos que D é o próprio comprimento da circunferência descrito pelo ponto A, portanto, temos:

D=2πR

Se soubermos também o tempo que o ponto A gastou para dar uma volta completa, isto é, se soubermos qual é o período, podemos calcular a velocidade do ponto A, sendo assim, matematicamente, temos:

Dessa forma, temos que:

Sendo assim, podemos reescrever a equação (I) desta forma:

 

v=ω.R

Podemos, portanto, concluir que a velocidade tangencial do ponto A, ou de qualquer outro corpo que esteja descrevendo um movimento circular, é um vetor v cuja direção é sempre tangente à trajetória que ele descreve. Perceba na figura abaixo que a velocidade tangencial v sempre muda de direção a fim de manter-se tangente à trajetória. Com isso, podemos definir também que o módulo da velocidade tangencial é sempre constante no movimento circular uniforme.

O vetor velocidade tangencial é um vetor cuja direção é tangente à trajetória

0
Dislike0
User badge image

Sergio Vieira Mota

Não entendi.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais