Buscar

porque a celula precisa produzir 1 gradiente eletroquimico para manter-se no estado de repouso.

💡 3 Respostas

User badge image

Diogo costa

bom dia! Raquel, se entendi a sua pergunta, pense da seguinte forma: se você quer descansar, você vai a uma festa ou deita na sua cama? agora pense em termos eletroquímicos, onde a festa seriam cargas positivas e a sua cama cargas negativas. Logo você entende que para manter o repouso são necessárias mais cargas negativas do que positivas dentro da célula. isso causa a uma "inibição", que nós entendemos como estado de repouso. Basicamente umas das principais moedas de troca fisiológica gira justamente em torno dessas trocas iônicas, daí a necessidade de, se é desejável que se mantenha o repouso, retenham-se no meio intracelular mais cargas negativas do que positivas. espero ter ajudado!
1
Dislike0
User badge image

Thiago Florentino

Raquel, entre os vários mecânismos destaca-se:

- O controle osmótico, visto que a entrada maciça de Na+ acarreta em entrada de água.

- Proteínas tem caráter aniônico e a entrada de cátions poderia alterar sua conformação por interação

- Em células excitáveis, manter o gradiente eletroquímico é necessário para o controle da despolarização e produzir potencial de ação.

- Por fim, para equilibrio do próprio meio, visto que a troca de íons favorece algumas funções intracelulares e manter um gradiente, ou seja, diferença entre o número de íons dos meios intra e extracelulares favorece a regulação da prṕria célula e sua função tecidual.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, devemos lembrar que para mover substâncias contra um gradiente de concentração ou eletroquímico, uma célula precisa gastar energia. Os mecanismos de transporte ativo fazem exatamente isto, despendendo energia (muitas vezes na forma de ATP) para manter a concentração certa de íons e moléculas nas células vivas. 


Os gradientes eletroquímicos instituídos pelo transporte ativo primário armazenam energia, que pode ser liberada conforme os íons movem-se novamente a favor de seu gradiente. O transporte ativo secundário usa a energia armazenada nesses gradientes, para mover outras substâncias contra seus próprios gradientes.


Portanto, a célula precisa produzir esse gradiente para se manter em estado de repouso devido ao fato de que a célula precisa trazer mais moléculas de glicose via transporte ativo. No transporte ativo, ao contrário do transporte passivo, a célula gasta energia (por exemplo, sob a forma de ATP) para mover uma substância contra seu gradiente de concentração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais