Buscar

Qual a diferença entre erro de tipo e erro de proibição?

💡 2 Respostas

User badge image

NATAN Santos

O ERRO DE TIPO está tipificado no Art. 20 do Código Penal, que diz que "O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime, exclui o dolo, mas permite permissão por culpa, se previsto em lei. Nesse caso a pessoa erra sobre um dos elementos do crime, ela sabe que aquele fato que por erro cometeu é tipificado como crime. Exemplo: "Z" está fazendo uma prova, onde o professor manda que todos deixem seus celulares na mesa, então ela por erro pega o celular de "Y" identico ao seu, nesse caso "Z" cometeu o crime tipificado no art. 155 do CP, pois subtraiu coisa alhei móvel para si, porém como agiu sobre o elemento constitutivo "coisa alheia" terá seu crime excluído por ERRO DE TIPO. Principal diferença o erro do tipo EXCLUI O FATO TÍPICO, logo EXCLUI O CRIME.

 

ERRO DE PROIBIÇÃO está previsto no Art. 21 do CP e prevê: "O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de Pena; se evitável, poderá diminuí-la de 1/6 a 1/3. Nesse o agente sabe exatamente o que está cometendo, mas acredita não ser tipificado como Infração Penal. Exemplo clássico: Holandês passando férias pela primeira vez no Brasil traz consigo "Maconha" para consumir, pois no seu país é uma droga liberada nesse caso ele age apanhado sob um erro de Proibição, pois pensava se tratar de conduta liberada, então é apanhado por policiais que o levam a uma DP para prestar esclarecimentos. Ocorreu um ERRO de PROIBIÇÃO inevitável, pois de acordo com a Teoria do homem médio aquele holandÊs não teria como saber nossa cultura. Nesse caso específico estaria ISENTO DE PENA. LOGO a principal diferença, diferente do erro de tipo ele cometeu sim um FATO TÍPICO e ILÍCITO, porém pela TEORIA TRIPARTIDA estaria excluída a CULPABILIDADE, por falta de POTENCIAL CONSCIÊNCIA DA ILICITUDE, culminando na ISENÇÃO DA PENA.

 

Espero ter ajudado, desculpe se não for tão claro!!!

2
Dislike0
User badge image

Alysson Moreira

A diferença entre erro de tipo e erro de proibição básicamente está na percepção da realidade. No era de tipo o agente não sabe o que faz, tendo uma visão distorcida da realidade, Ex: um caçador atira em alguém achando ser um animal, Já na percepção da realidade a pessoa sabe perfeitamente o que faz, existindo um perfeito juízo sobre tudo o que está se passando, mas há uma errônea apreciação sobre a antijuridicidade. ;) Espero ter ajudado!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais