Buscar

Quais são as vantagens e desvantagens e presidencialismo e do parlamentarismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Jessica Alves

No presidencialismo a vantagem é a divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário), outra vantagem é o poder de voto e representatividade. Além disso, o povo tem o poder de destituir o presidente de seu cargo. A desvantagem, segundo Giovanni Sartori é que o presidente possui pouco poder, também depende da forma como ocorrem as eleições, para ele o problema em si é o presidencialismo puro, a forma de governo misto é a melhor alternativa.

Leia: http://www.novosestudos.org.br/v1/files/uploads/contents/69/20080625_nem_presidencialismo.pdf 

7
Dislike1
User badge image

Kaio Giroto

Uma grande desvantagem do "Parlamentarismo", é que o Chefe de Estado não é eleito diretamente pelo povo. Quando tratamos de administração pública, tanto faz um sistema quanto o outros, poré, se tratarmos em época de crise, o sistema parlamentarista parece ser mais viável, pois o Chefe de Estado pode dissolver o Gabinete e convocar novas eleições para substituir o Parlamento.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais