Buscar

Quais são os factores que influenciam na velocidade enzimática da enzima?

💡 6 Respostas

User badge image

Erika Paz

A velocidade enzimática pode ser influenciada  pelo aumento da temperatura ou Ph

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 

pH - altera o estado de ionização dos radicais dos aminoácidos presentes nas
proteínas, desfazendo interações entre os radicais necessárias a manutenção da estrutura biológica nativa ou funcional. Essa alteração diminui a atividade enzimática e dependendo do grau de modificação da estrutura ocorre inativação enzimática. Toda enzima possui um pH ótimo de atividade .

Temperatura – Com o aumento da temperatura aumenta a taxa de reação enzimática
até que a estabilidade da proteína é perdida e a atividade decresce, ocorrendo assim uma desnaturação por calor. A temperatura ótima de uma enzima é aquela em que a enzima atinge sua atividade máxima e onde permanece com a atividade catalítica por um período de tempo.

Concentração de enzimas – A velocidade de transformação do substrato (S) em produto (P) é proporcional à quantidade de enzima (E). Sempre que se for determinar a influência da concentração da enzima deve-se ter o cuidado para se obter enzimas com alto grau de pureza, substratos puros e um método de análise confiável.

Concentração do substrato – Para uma concentração constante de enzima, a medida que se aumenta a concentração do substrato aumenta a velocidade da reação, até que os sítios ativos de todas as enzimas estejam saturados com o substrato. Quando essa condição é atingida, à medida que mais substrato é adicionado, ocorrem aumentos insignificantes da velocidade da reação.

Inibidores ou ativadores – desvios na atividade enzimática ocorrem devido à presença de inibidores ou ativadores. Os inibidores diminuem a velocidade de reação, enquanto que os ativadores, aumentam a velocidade de reação. Exemplo o metais pesados, inibem as enzimas.

fontes:

  • Athel Cornish-Bowden, Fundamentals of Enzyme Kinetics. (3rd edition), Portland Press 2004, ISBN 1-85578-158-1.
  • Irwin H. Segel, Enzyme Kinetics : Behavior and Analysis of Rapid Equilibrium and Steady-State Enzyme Systems. Wiley-Interscience; New Ed edition 1993, ISBN 0-471-30309-7.
  • Alan Fersht, Structure and Mechanism in Protein Science : A Guide to Enzyme Catalysis and Protein Folding. W. H. Freeman, 1998. ISBN 0-7167-3268-8
  • Santiago Schnell, Philip K. Maini, A century of enzyme kinetics: Reliability of the KM and vmax estimates, Comments on Theoretical Biology 8, 169–187, 2004 DOI: 10.1080/08948550390206768
  • Chris Walsh, Enzymatic Reaction Mechanisms. W. H. Freeman and Company. 1979. ISBN 0-7167-0070-0
  • Nicholas Price, Lewis Stevens, Fundamentals of Enzymology, Oxford University Press, 1999. ISBN 0-19-850229-X
  • Tim Bugg, An Introduction to Enzyme and Coenzyme Chemistry Blackwell Publishing, 2004 ISBN 1-4051-1452-5

 

2
Dislike0
User badge image

Daniel Marcula

Toda enzima é cheinha de frescura, exige temperatura, substrato e ph

Ela contém aminácidos somente, age reversivelmente, atua sem se gastar! 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais