Buscar

o reflorestamento das encostas de uma bacia hidrografica tende a aumentar o tempo de concentracao da bacia?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

Cobertura Vegetal

O tipo e a extensão da cobertura vegetal predominante na bacia, têm uma influência considerável no carreamento de sedimentos, nutrientes e substâncias tóxicas para os lagos e reservatórios.

A figura abaixo mostra a influência da forma de ocupação da bacia nas descargas máximas e no tempo decorrido, desde o início das chuvas até a vazão máxima, período esse conhecido como tempo de concentração da bacia e calculado pela expressão:
t=(0,87.L^3/H)^0,385 onde t=tempo de concentração(horas), L=extensão do rio principal(km) e Hdesnível máximo da bacia(m).
Ex.: rio com L=49km e bacia com H=81m ---> t=16 horas

bacia

Deste croqui, conclui-se que a floresta (ao contrário da urbanização) é a cobertura ideal de uma bacia e, porisso, deve ser preservada ou incentivado o replantio com espécies nativas.

 

Sim , aumenta o tempo de concentraçao e com isso demora mais para agua da chuva chegar ao rio, diminuindo a chance de grandes enchentes . Ja na cidade com a destruiçao da mata ciliar, acontece ao contrario, agua da chuva chega muito rápido ao rio, aumentado a chance de grandes enchentes.

fonte:

 

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/geo.htm

 

2
Dislike0
User badge image

Manoel Silva

  • Qual a vazão máxima do hidrograma unitário (m³/s/mm) para a chuva de duração de 10 minutos em uma bacia de 7,0 km² de área de drenagem, comprimento do talvegue de 10 km, ao longo do qual existe uma diferença de altitude de 200 m.
  • 1,04 m³/s/mm
  • 1,26 m³/s/mm
  • 0,81 m³/s/mm
  • 0,74 m³/s/mm
  • 0,55 m³/s/mm


1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Tempo de concentração de uma bacia hidrográfica é aquele necessário para que toda a águe precipitada na bacia hidrográfica passe a contribuir na seção considerada. O tempo de concentração é importante para a análise hidrológica em bacias hidrográficas sendo essencial na estimativa de vazões máximas.


O tempo de concentração de uma bacia hidrográfica é influenciado pelos seguintes fatores: forma da bacia, declividade média da bacia, tipo de cobertura vegetal, comprimento e declividade do curso principal e afluentes, distancia horizontal entre ponto mais afastado da bacia e sua saída e condições do solo em que a bacia se encontra no início das chuvas.


Para cálculo do tempo de concentração um coeficiente de escoamento pode ser considerado. Por exemplo, a prefeitura de São Paulo considera que em áreas de edificação muito densa 70% a 95% da água é escoada para o curso d’agua. Já áreas de mata e regiões rurais tem de 5% a 20% da água escoada.


É importante salientar ainda a diferença do sistema radicular da vegetação que cobre o solo.

Vegetação com sistema radicular fasciculado e pouco profundo impõe menos barreira ao escoamento de água. Já sistemas radiculares pivotantes e mais profundos impõe maior barreira ao escoamento subsuperficial da água.


Logo, podemos considerar que o tempo de concentração será maior quanto maior o tempo de escoamento da água. Assim, o reflorestamento de encostas propiciaria menor velocidade de escoamento da água e portanto, maior tempo de concentração da bacia hidrográfica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais