Buscar

É possivel afimar com 100% de certeza que um determinado alelo é recessivo, dominante, ou se ele apresenta dominancia incompleta ou co-dominancia?

Justifique e dê um exemplo

💡 1 Resposta

User badge image

Daniel Oliveira

Sim, mas depende dos dados que lhe forem fornecidos. a relação de dominancia e recessividade acontece quando se observa que uma caracteristica ou é uma coisa ou outra,mesmo na presença de apenas um alelo, por exemplo, o albinismo é uma caracteristica recessiva, esta só se apresenta se os dois alelos do gene forem recessivos, ou seja, homozigoto recessivo (aa), já a caracteristica normal ela irá se apresentar sendo homozigoto dominante (AA) ou heterozigoto (Aa), sem nenhuma alteração de fenótipo.

Para dominancia incompleta, pode ser verificado tres caracteristicas, dependendo de seu genótipo, ou seja, cada genótipo apresentará um fenótipo diferente. Por exemplo, você tem flor, da mesma espécie, que normalmente se apresentam em tre cores, branca, rosa e vermelha, você verifica que se for realizado um cruzamento de uma branca com uma vermelha, terá indivíduos com flores rasa, ou seja uma cor intermediária, e se esta flor rosa for autofecundada, terá 1/4 de flores brancas, 1/2 de rosas e 1/4 de vermelhas, isso indica que as flores brancas e vermelhas são homozigotas, bb e BB, respectivamente e as rosas são heterozigotas (Bb), ou seja, o produto gênico de apenas um alelo, não consegue expressar a caracteristica em sua totalidade, expressando o intermediário, nesse caso o rosa.

Em co-dominância, se os dois alelos estiverem presentes no mesmo indivíduo, os dois serão expressos igualmente e simultaniamente, como exemplo temos o sistema ABO, visto que se pode ter os tipos sanguíneos A, B, AB e O, nesse caso veremos que existe co-dominância entre A e B, sendo que dois alelos se mostrarão com seus produtos gênicos no sangue sendo expressos de forma simultania e igual.

Espero ter ajudado.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais