Buscar

qual a função da macula densa

💡 5 Respostas

User badge image

Gabriela Botelho

Regula o fluxo sanguíneo renal e glomerular, auto-regulação, ou seja, feedback, por exemplo, o aumento de fluxo do liquido tubular causa uma resposta do aparelho justaglomerular da macula densa que causa a diminuição da resistência da arteríola eferente, diminuindo a filtração glomerular o que por sua vez diminui o fluxo tubular.

4
Dislike0
User badge image

Leo Furtado

 

Ela possui células justaglomerulares, que produzem pró-renina e a renina e são sensível à diminuição da concentração de NaCl, sendo isso um estímulo para sua liberação. A renina é um hormonio que transforma o angiotensinogênio do fígado em angiotensina I, que é transformada em angiotensina II pela Enzima Conversora de Angiotensina (ECA).

 

Esse mecanismo controla retenção e eliminação de sódio e, com isso, pressão arterial.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As células mácula densa são sensores de sal que geram sinais químicos parácrinos no aparelho justa-glomerular para controlar as funções renais vitais, incluindo o fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular e liberação de renina.


As células da mácula densa são sensíveis à concentração de cloreto de sódio no túbulo contornado distal. Uma diminuição na concentração de cloreto de sódio inicia um sinal da mácula densa que tem dois efeitos:

  • Diminui a resistência ao fluxo sanguíneo nas arteríolas aferentes, o que aumenta a pressão hidrostática glomerular e ajuda a retornar a taxa de filtração glomerular (TFG) para normal. 
  • Aumenta a liberação de renina a partir das células justaglomerulares das arteríolas aferentes e eferentes, que são os principais locais de armazenamento da renina.

As células de mácula densa detectam alterações no nível de cloreto de sódio e desencadeiam uma resposta autoregulatória para aumentar ou diminuir a reabsorção de íons e água para o sangue, a fim de alterar o volume sanguíneo e retornar a pressão arterial ao normal. Uma diminuição no diâmetro das aferências arteriais causa uma diminuição na TFG, resultando em uma diminuição na concentração de íons de sódio e cloreto no filtrado ou diminuição na taxa de fluxo do filtrado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais