Buscar

Qual é a importância biológica da hemoglobina

💡 3 Respostas

User badge image

Julia Karolina Teixeira de Lira

Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo. 

2
Dislike0
User badge image

Breno de Oliveira Gadelha

A Hemoglobina e responsável por dar a pigmentação vermelha na celula ..ela que dar a cor da célula !
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que a hemoglobina (Hb) é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos ou hemácias do sangue, tratando-se de uma substância de cor vermelha que fica dentro das hemácias e existe um nível de hemoglobina considerado “normal” mas, às vezes a quantidade está muito alta ou muito baixa.


Nesse contexto, a estrutura da hemoglobina é composta de 4 moléculas de proteína e 4 grupamentos heme (que contém ferro), onde cada íon de ferro são ligados a 4 átomos de oxigênio, um para cada molécula de hemoglobina.


Portanto, a principal função da hemoglobina é transportar o oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Ao mesmo tempo, também transporta parte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais