Buscar

explique a ação de uma droga inibidora do transporte de elétrons e de uma descopladora do tranporte de elétrons?

💡 2 Respostas

User badge image

Elizabeth Hottz

uma droga inibidora vai inibir o complexo 4 da cadeia transportadora de elétrons. porque é nesse último complexo que os elétrons serão entregues ao oxigênio para formar água. se os outros complexos forem inibidos, os elétrons dos outros complexos continuarão chegando ao oxigênio, Mas em menor quantidade
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções


A cadeia de transporte de elétrons é formada por uma série de compostos organizados em ordem crescente de potencial de óxido-redução, de modo que os elétrons partem da coenzima reduzida até atingirem o O2, que tem o maior potencial de óxido-redução. Ao mesmo tempo que ocorre a transferência de elétrons, estabelece-se um gradiente de prótons, isto é, uma concentração de prótons diferente de cada lado da membrana onde ocorre o transporte de elétrons. A energia potencial contida nesse gradiente é utilizada para a síntese de ATP, denominada fosforilação oxidativa.


As drogas inibidoras, como o cianeto ou a antimicina A, atuam sobre os complexos constituintes da cadeia de transporte de elétrons, interrompendo a transferência de elétrons; consequentemente, as vias metabólicas que dependem da reoxidação das coenzimas também são interrompidas. Além disso, sem o transporte de elétrons, não há formação do gradiente de prótons e, por consequência, não há síntese de ATP.
As drogas desacopladoras, por sua vez, atuam dissociando o transporte de elétrons da fosforilação oxidativa. O primeiro, por ser termodinamicamente autônomo, é capaz de prosseguir; a síntese de ATP, por sua vez, é interrompida.
O DNP (2,4- dinitrofenol), por exeplo, é uma substância desacopladora que que se associa aos prótons no exterior da mitocôndria e os libera na matriz mitocondrial, impedindo a formação do gradiente de prótons. Dessa forma, a energia que seria utilizada para a síntese de ATP é dissipada na forma de calor.


As drogas inibidoras atuam, portanto, bloqueando a transferência de elétrons, atuando sobre os complexos que compõem a cadeia de transporte de elétrons. Independentemente do complexo inibido, o resultado é o mesmo: a cadeia de transporte de elétrons é interrompida, assim como as vias metabólicas que dependem da reoxidação das coenzimas. Além disso, a síntese de ATP também se torna inoperante, uma vez que não há formação do gradiente de prótons.
As drogas desacopladoras, por sua vez, levam à dissociação da cadeia de transporte de elétrons da fosforilação oxidativa. Dessa forma, ocorre transferência de elétrons e consumo de oxigênio, mas a síntese de ATP é interrompida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes