Buscar

gadotti critica a visão

💡 1 Resposta

User badge image

Queila Santos

As primeiras questões propostas partem do conceito dogmatizado de que “o conhecimento tem presença garantida” nas projeções para o futuro e relaciona o “desenvolvimento de um país” a qualidade da educação. É lastimável este aspecto, por que aqui há uma compreensão e uma idéia de educação que não está no senso comum. Uma má leitura deste questionamento pode nos fazer imaginar que a educação que temos hoje, ou as técnicas que hoje são utilizadas precisam apenas de um aperfeiçoamento para que venham a dar conta da transformação social necessária. Aqui semeio a minha dúvida: Podemos acreditar que é a educação que vai transformar a sociedade? Socorro-me com o princípio da Autopoiése de Humberto Maturana e Francisco Varela que estão citados por Akiko Santos. O ser e a sociedade precisam se fazer, se produzir, Gadotti vai colocar isso, mas em um momento bem mais adiantado de seu escrito.

As questões que Gadotti propõe não precisam, necessariamente de respostas, mas merecem, certamente, que nos debrucemos sobre elas como um excelente terreno para a proposição de atitudes, movimentos, que nos possibilitem uma ação que leve a desfocar a lógica mercadológica, consumista e excludente. Conclama a atividade de apoiar e valorizar o ser humano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais