Buscar

Alguém tem material de síntese de proteína e organelas ?

💡 3 Respostas

User badge image

Angela Moratelli

Muito obrigado!!
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Sistema de Endomembranas

 
                   O Sistema de endomembranas se distribui por todo o citoplasma e é formado por vários compartimentos. Entre as organelas constituintes do Sistema de Endomembranas destacam-se o retículo endoplasmatico, o complexo de golgi, o lisossomo e o endossomo. A comunicação entre estas organelas acontece principalmente por meio de vesículas transportadoras, que brotam de um compartimento doador e se fundem a um compartimento receptor.
 
Retículo Endoplasmatico liso e rugoso
 
                     O retículo endoplasmatico é formado por um sistema de membranas que formam tubos ou cisternas. O retículo endoplasmatico rugoso (RER) ou granular e formado predominantemente por cisternas e apresenta ribossomos associados a membranas. O RER esta envolvido com a síntese de proteínas. O retículo endoplasmatico liso (REL) é formado por estruturas tubulares e não possuem ribossomos aderidos a membrana. No REL acontece a síntese de lipídios e hormônios esteróides.
                      Uma das características estruturais do RE é a continuidade com o envoltório nuclear. A luz do RE tem continuidade com o espaço perinuclear. As funções do RE são:
  • Síntese protéica
  • Síntese de lipídios
  • Sintese de hormônios esteróides
  • Modificação de lipídios e proteínas
  • Destoxificação
  • Armazenamento de cálcio.
  •  
    Glicogenólise
 
 
Complexo de Golgi
 
                     O complexo de golgi é uma organela membranosa que se posiciona entre o retículo endoplasmatico e a membrana celular. Ele é formado por compartimentos ordenados que constituem unidades chamadas de dictiossomo. Cada dictiossomo possui uma rede Cis, uma cisterna Cis, uma cisterna média, uma cisterna trans e uma rede trans. A rede Cis do golgi é uma região voltada para o RE e de fusão das vesículas transportadoras provenientes do RE. A rede trans é voltada para membrana celular e é uma região de saída de vesículas transportadoras que carregam substâncias para outros compartimentos celulares ou para o meio extracelular.
 
 
                        O complexo de golgi é a organela responsável pelo processamento de lípidos e proteínas sintetizadas no RE. Entre o processamento que acontece no golgi destaca-se a glicosilação, a fosforilação e a sulfatação. O golgi também é responsável por sintetizar polissacarídeos.
 
 
 
Lisossomo
 
                     Os lisossomos são organelas esféricas, delimitadas por membrana e que acumula inúmeras enzimas hidrolíticas. A principal função dos lisossomos é a digestão intracelular, esta função é importante pois permite as células digerir porções danificadas ou/e o material proveniente da endocitose. Os lisossomos apresentam a face interna da membrana revestida por carboidratos, o que impede a digestão da própria membrana pelas enzimas presentes no interior desta organela. As enzimas lisossomais são sintetizadas no RE e processadas no complexo de golgi.
 
Endossomo
 
                     É uma organela localizada entre o complexo de golgi e a membrana plasmática, que possui formas e dimensões variáveis. O endossomo primário é formado durante os processos de encocitose, onde a membrana plasmática envolve o material ingressado na celular. Em seguida o endossomo primário se funde ao lisossomo primário (vesícula marcada por manose 6-fosfato proveniente do golgi que carrega as enzimas lisossomais inativas) formando o endossomo secundário. Por meio de bombas de protons localizadas na membrana do endossomo secundário ocorre um decrescimo do pH desta organela o que torna as enzimas lisossomais ativas e converte o endossomo secundário em lisossomo secundário.
 
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Continuaçao da resposta anterior.

 

Ribossomos

Os ribossomos atuam na síntese de proteínas. Eles ocorrem tanto soltos no citoplasma quanto aderidos à superfície externa do retículo endoplasmático rugoso. Eles são formados por duas unidades de tamanhos diferentes compostas principalmente por um tipo especial de RNA, o RNA ribossômico, e por proteínas.

 

 

Mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas que possuem uma dupla membrana de composição semelhante à membrana plasmática. A membrana interna possui dobras chamadas de cristas mitocondriais. O interior da mitocôndria é preenchido por uma substância fluida e é denominado de matriz mitocondrial. Imersos na matriz mitocondrial existem diversos tipos de enzimas, ribossomos e o DNA mitocondrial.

Estas organelas são responsáveis pela respiração celular. Neste processo, moléculas orgânicas são oxidadas e há a liberação de gás carbônico, água e energia na forma de ATP (adenosina trifosfato).

 

Centríolos

Os centríolos são estruturas cilíndricas, compostas por proteínas e que ocorrem geralmente aos pares. Cada centríolo é formado por nove conjuntos de trêsmicrotúbulos.

Durante a divisão celular (exceto em angiospermas) os centríolos se duplicam e, entre eles, surgem as fibras do fuso que irão guiar os cromossomos durante o processo de divisão.

Cílios e flagelos

Os cílios e os flagelos são estruturas capazes de realizar movimentos de batimento. Em geral, os cílios são estruturas curtas e que ocorrem em grande quantidade. Já os flagelos, frequentemente são longos e ocorrem em pequeno número. Ambos são formados por um conjunto de nove pares de túbulos dispostos circularmente ao redor de um par de túbulos centrais.

Os cílios ocorrem, por exemplo, no epitélio que reveste a nossa traqueia. Os flagelos podem se observados nos espermatozoides.

Núcleo

O núcleo celular contém o material genético da célula. Portanto, o núcleo controla a produção de RNA e a síntese de proteínas, comandando todas as demais atividades celulares.

O núcleo de eucariontes é delimitado por uma dupla membrana lipoproteica chamada de carioteca. A carioteca possui milhares de poros que permitem a passagem de macromoléculas e outras substâncias. O interior do núcleo é preenchido por uma substância fluida chamada de cariolinfa. Na cariolinfa encontram-se os nucléolos e o DNA na forma de cromatina ou de cromossomos.

Os nucléolos são formados principalmente por uma associação de proteínas e RNA ribossômico (RNAr). Eles são responsáveis pela produção dos ribossomos e se desintegram durante o processo de divisão celular. Quando a célula não se encontra em divisão (interfase), o DNA encontra-se na forma de longos filamentos chamados de cromatina. Durante o processo de divisão celular, o filamento de cromatina se duplica e se espiraliza. Esta nova organização do material genético é chamada de cromossomo. Ao término da divisão o cromossomo se desespiraliza voltando ao estado de cromatina.

 

fonte:

http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/fisiologia-celular.htm

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais