Buscar

Classe de Ações- direito empresarial

Alguém sabe explicar por qual motivo as ações ordinárias de S/A aberta não podem ser divididas em classe? Ps: Quando digo motivo, quero dizer a lógica que está por trás da lei. Obrigada!

💡 2 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

As ações ordinárias conferem aos acionistas todas as qualidades de sócio, sem qualquer restrição. Não há razão em dividir em classes ações com igualdade de direitos...

Além disso, seria impossível cumprir, nas companhias abertas, o disposto no parágrafo único do art. 16: "A alteração do estatuto na parte em que regula a diversidade de classes, se não for expressamente prevista, e regulada, requererá a concordância de todos os titulares das ações atingidas".

As ações preferenciais, ao contrário, podem conferir direitos diversos: sem direito de voto, com direito a voto limitado, etc. Por essa razão elas são divididas em classes.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

O parágrafo 1º do artigo 15 da Lei 6404/76 afirma que as ações ordinárias ou preferênciais poderão ser dividias em classes. O artigo 16 da mesma Lei, afirma que as ações ordinárias podem ser de classes conversíveis em preferênciais, exigência de nacionalidade brasileira e de direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de órgãos administrativos.

Contudo, vale ressaltar que as ON tem por característica conferir participação direta do acionista na tomada de decisão da sociedade, com o direito ao voto. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Empresarial

Direito Empresarial I

ESDHC

User badge image

Marina Fonseca

Question Icon

AVAL

Direito Empresarial I

ESDHC

User badge image

Marina Fonseca

Question Icon

NOTA PROMISSÓRIA

Direito Empresarial II

ESDHC

User badge image

Marina Fonseca