Buscar

Habilitação na ação de inventário

“A” dizendo-se companheira do de cujus, requer sua habilitação em procedimento de inventário judicial. Os herdeiros se manifestaram sobre o pedido de habilitação discordando do requerimento, pois, alegam que não houve união estável, mas sim, simples namoro. Como o juiz deve proceder em relação ao pedido de habilitação.

💡 2 Respostas

User badge image

vinicius viera

O Juiz deverá analisar o caso concreto, no intuito de conseguir vizualisar a caracterização da união estável. Ou seja, com base no artigo 1.723 do Código Civil, o magistrado irá decidir pela existência de uma relação pública, contínua e duradoura, com o fim de constituir família, entre a requerente e o do "de cujus", tendo em vista o contexto fático-probatório dos autos, para somente então habilita-la ou não ao processo.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O juiz deve analisar as provas constantes do pedido de habilitação, bem como os argumentos contrários trazidos pelos filhos e, reconhecendo a existência de união estável e não de mero namoro, com preenchimento dos requisitos do art. 1.723, do CC, então deverá ser a companheira habilitada no processo de inventário judicial, pois o STF, no julgamento do RE 646.721, equiparou o regime sucessório aos companheiros, incluindo-os no art. 1.829, do CC e não mais no art. 1.790, do CC. Vejamos:

"Art. 1.723, do CC: É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família."

"Art. 1.829, do CC. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:  

I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;

III - ao cônjuge sobrevivente;

IV - aos colaterais."

"Art. 1.790, do CC: A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes:                  

I - se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho;

II - se concorrer com descendentes só do autor da herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles;

III - se concorrer com outros parentes sucessíveis, terá direito a um terço da herança;

IV - não havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais