Buscar

Habilitação na ação de inventário

“A” dizendo-se companheira do de cujus, requer sua habilitação em procedimento de inventário judicial. Os herdeiros se manifestaram sobre o pedido de habilitação discordando do requerimento, pois, alegam que não houve união estável, mas sim, simples namoro. Como o juiz deve proceder em relação ao pedido de habilitação.

💡 2 Respostas

User badge image

vinicius viera

O Juiz deverá analisar o caso concreto, no intuito de conseguir vizualisar a caracterização da união estável. Ou seja, com base no artigo 1.723 do Código Civil, o magistrado irá decidir pela existência de uma relação pública, contínua e duradoura, com o fim de constituir família, entre a requerente e o do "de cujus", tendo em vista o contexto fático-probatório dos autos, para somente então habilita-la ou não ao processo.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O juiz deve analisar as provas constantes do pedido de habilitação, bem como os argumentos contrários trazidos pelos filhos e, reconhecendo a existência de união estável e não de mero namoro, com preenchimento dos requisitos do art. 1.723, do CC, então deverá ser a companheira habilitada no processo de inventário judicial, pois o STF, no julgamento do RE 646.721, equiparou o regime sucessório aos companheiros, incluindo-os no art. 1.829, do CC e não mais no art. 1.790, do CC. Vejamos:

"Art. 1.723, do CC: É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família."

"Art. 1.829, do CC. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:  

I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;

III - ao cônjuge sobrevivente;

IV - aos colaterais."

"Art. 1.790, do CC: A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes:                  

I - se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho;

II - se concorrer com descendentes só do autor da herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles;

III - se concorrer com outros parentes sucessíveis, terá direito a um terço da herança;

IV - não havendo parentes sucessíveis, terá direito à totalidade da herança."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes