Buscar

Como é o fluxo de compostos químicos entre organelas? Que rotas metabólicas acontecem nessas organelas? Como é esta organização?

💡 2 Respostas

User badge image

Erika Rios

O espaço entre esses compostos é preenchido pela matriz .seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O fluxo de compostos químicos entre organelas é chamado de endereçamento de proteínas. Ela existe tanto em células eucariontes quanto em procariontes e é feita por sequências sinalizadoras, pela própria estrutura da proteínas ou pela via metabólica chamada fosforilação. Basicamente esses sinais determinam onde os compostos devem ir dentro da célula. 


Tudo se inicia com a síntese de polipeptídeos, onde há uma transcrição do DNA em um RNA mensageiro. Ele se une a um ribossomo e acontece a tradução da sequência em proteínas.


As proteínas são endereçadas para o Núcleo, Peroxissomo,   Retículo Endoplasmático e para as Mitocôndrias. As membranas, por conta da bicamada lipídica, dificultam a passagem de proteínas. Com isso existem adaptações das  células como os Poros no Carioteca do Núcleo, nas Mitocôndrias e as Vias Secretórias e de Transporte.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais