Buscar

Quais os diferentes tipos de miopatias

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A miopatia é uma doença que afeta a fibra do músculo fazendo com que seus portadores apresentem fraqueza dos músculos afetados e dificuldade progressiva de locomoção. Existem quatro tipos de miopatia.


Distrofias musculares

São causadas por uma mutação dos genes responsáveis pela produção de proteínas do tecido muscular. É degenerativa e progressiva. 


Miopatias congênitas

Também de caráter hereditário, podem ser diagnosticadas no recém-nascido, porém não são degenerativas. Podem estar associadas à cardiomiopatia (doença no músculo do coração) e a hipertermia maligna (elevação rápida e incontrolável da temperatura corporal).


Distrofia miotônica (Doença de Steinert)

É a miopatia genética mais comum, se manifesta geralmente dos 10 aos 30 anos de idade. Também é progressiva e caracteriza-se pela contração do músculo. Afeta predominantemente a região dos ombros e mãos e associa-se a arritmia cardíaca.


Miopatias inflamatórias

São as miopatias adquiridas ao longo da vida. Estão relacionadas à inflamações musculares e, consequentemente, à destruição das fibras. Os dois principais tipos são a dermatomiosite e a polimiosite. Podem ser causadas por infecções, tumores ocultos e doenças reumáticas.


Portanto, os diferentes tipos de miopatias são: Distrofias musculares, Miopatias congênitas, Distrofia miotônica (Doença de Steinert) e Miopatias inflamatórias.

 

Fonte: 

http://samaritano.com.br/especialidades/neurologia-neurocirurgia/neurologia-quais-sao-os-principais-tipos-de-miopatias/

1
Dislike0
User badge image

Lucas Pereira

As mais comuns, de início na infância, são distrofia de Duchenne e a distrofia de Becker. Já na idade adulta a mais comum á a distrofia tipo fácio-escápulo-umeral.

Distrofia Miotônica (doença de Steinert)

Miopatias inflamatórias

A lesão muscular pode ser causada por medicamentos (como corticoides, remédios para reduzir o colesterol, anti-arritmias, entre outros). Pode também ser causada por disfunções metabólicas, funcionamento inadequado da glândula tireoide ou mesmo doenças críticas que mantém o paciente muito tempo na UTI. Nesses casos, o tratamento será direcionado à causa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais